30/03/2010 - 10:36
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Nutrição

Chocolate pode evitar ataques cardíacos e derrames

mulher-comendo-chocolate.jpg

(Getty Images)

Um estudo alemão sugere que uma barra de chocolate ao dia pode reduzir os riscos de doenças cardíacas e derrames em até 39%. De acordo com os cientistas, o cacau contém antioxidantes que aumentam o nível de óxido nítrico no sangue e melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos.

O estudo, que levou oito anos para ser concluído, foi realizado com cerca de 30.000 pessoas entre 35 e 65 anos e confirmou os resultados de pesquisas menores e anteriores a esta. Segundo os responsáveis, o chocolate amargo é mais eficiente no combate a derrames e doenças cardíacas do que a variação ao leite ou branco porque possui níveis mais altos de antioxidantes e cacau.

Apesar dos resultados animadores, Brian Buijsse, do German Institute of Human Nutrition, alerta que o chocolate deve ser consumido com moderação, já que 100 gramas do produto possuem em média 500 calorias. Se consumida em excesso, a guloseima pode causar aumento de peso e da pressão arterial.

"Dado os efeitos promissores do cacau, é tentador consumir mais chocolate. Porém, é preciso assegurar que esse consumo faz parte de uma dieta saudável e balanceada", afirmou Buijsse. "Pequenas quantidades de chocolate podem prevenir doenças do coração, mas apenas se estiver substituindo alimentos calóricos para que o peso seja mantido estável", concluiu o pesquisador.
 

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados