Pesquisa

Chá verde não protege contra o câncer de mama

Cientistas não encontraram nenhuma relação entre a bebida e o tumor

Chá verde

(Jupiterimages/Thinkstock)

As propriedades medicinais do chá verde mais uma vez protagonizam os já tradicionais impasses da medicina. Se antes acreditava-se que a bebida era capaz de proteger contra o câncer, uma recente e extensa pesquisa do Centro Nacional do Câncer de Tóquio acaba de provar que o chá, apesar de conter propriedades antioxidantes, não é capaz de barrar o desenvolvimento de tumores nas mamas.

“Nossa pesquisa foi o primeiro a incluir vasta gama de ingestão da bebida. No grupo estudado, conseguimos reunir desde mulheres que consumiam apenas uma xícara por semana àquelas que bebiam 10 ou mais xícaras por dia”, diz Motoki Iwasaki, um dos responsáveis pelo estudo. Ao todo, foram analisadas 54.000 pacientes em um período de cinco anos.

De acordo com Iwasaki, uma das particularidades (e segurança) do estudo é que as informações começaram a ser coletadas antes mesmo das pacientes desenvolverem o tumor. Assim, foi possível evitar dados já previamente estipulados em estudos de controle. “Beber chá verde não tem efeito algum na prevenção do câncer de mama, independente da quantidade que seja consumida”, enfatiza.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados