PUBLICIDADE

Home  »  Saúde / Notícia

TAMANHO DO TEXTO   
Pesquisa

Beber moderadamente ajuda idosos a viverem mais

25/11/2009 16:21


REVISTAS ABRIL
MAIS INFORMAÇÕES

Beber moderadamente pode ajudar os idosos a viverem mais. Foi o que concluiu um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Grã-Bretanha. Segundo os pesquisadores, algumas doses por semana podem reduzir em até 23% as chances de morte entre os que passaram dos 65 anos.

Os cientistas acompanharam 2.000 aposentados com 65 anos ou mais durante 15 anos. Como já esperavam, detectaram que o cigarro constituiu o principal fator de morte no grupo. Durante a pesquisa, porém, houve uma surpesa: os pesquisadores descobriram que os idosos que bebiam moderadamente viveram mais do que os outros.  

Ao examinar o estilo de vida dos homens que morreram durante o estudo, os pequisadores descobriram que 59% deles não consumiam álcool. Já entre os que bebiam moderadamente, o índice caiu para 46%. Ao estudar as mulheres, os cientistas perceberam que o índice de mortalidade foi de 53% entre aquelas que não ingeriam álcool. Quando se trata das que bebiam moderadamente, o índice recua para 33%.

Os responsáveis pelo estudo salientam que, dentre os que não bebiam, muitos haviam deixado o hábito devido a problemas de saúde. De qualquer modo, as evidências, segundo os pesquisadores, apontam que a bebida, se consumida moderadamente, pode sim fazer bem à saúde.

O recente estudo é mais um dentre os que buscam relacionar a bebida à uma vida mais longa. Pesquisas anteriores já haviam concluído que o consumo moderado de álcool pode diminuir o risco de infartos, enquanto os anti-oxidantes encontrados no vinho tinto podem conter propriedades que combatem o câncer.

 

COMPARTILHE                  |      ENVIE         |      IMPRIMA  
PUBLICIDADE

Últimas notícias (Agência Estado/AFP/Reuters)

Mais notícias

EDIÇÃO DA SEMANA
ACERVO DIGITAL
PUBLICIDADE

Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados