Pesquisa

Bactéria no estômago pode ser a responsável pelo aumento de peso

Uma bactéria encontrada no estômago pode ser a principal responsável pelos casos de aumento de peso em humanos, sugere um novo estudo da Universidade de Emory, em Atlanta, publicado na revista especializada Sciense.

De acordo com a pesquisa, essa bactéria, identificada no aparelho digestivo, também pode ser a causa de problemas de colesterol e pressão arterial, além de responder por diabetes e doenças hepáticas.

Apesar dos cientistas terem descoberto a bactéria durante experimentos com ratos, os resultados são relevantes para os humanos, afirmou o artigo publicado nesta sexta-feira.

"A epidemia de obesidade que assola o mundo inteiro está diretamente ligada ao sedentarismo e ao consumo de alimentos calóricos", afirmou Andrew Gewirtz, da Universidade de Emory. "No entanto, nosso estudo sugere que uma bactéria pode contribuir para o aumento de apetite e para a diminuição do metabolismo", completou o especialista.

Segundo o cientista, o desenvolvimento desses micróbios unicelulares pode estar associado ao consumo de água imprópria e ao uso indiscriminado de antibióticos.
 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados