Tarja do tema pergunte ao médico

Vídeo

16 perguntas para entender o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

A doença atinge até 5% das crianças brasileiras e, em boa parte dos casos, as acompanha até a vida adulta. Entender o distúrbio pode ajudar a tratá-lo melhor

O maior problema do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, o TDAH, é identificar corretamente seus sintomas. Normalmente são mais perceptíveis nos meninos, que manifestam o distúrbio mais claramente. As meninas costumam ser mais discretas, embora a doença as faça ir mal na escola e ter problemas de aprendizagem. Por isso, o diagnóstico correto é essencial para separar o caso de crianças que estão simplesmente agindo conforme sua idade das que realmente precisam de ajuda e eventualmente até medicação.

Déficit de atenção: 8 sinais aos quais os pais devem ficar atentos

A doença também vem preocupando adultos que pensam ter o distúrbio. Muitas vezes, não é o caso. O excesso de compromissos e tarefas profissionais podem levar as pessoas a manifestar alguns dos sintomas típicos da doença, mas isoladamente. Para realmente ser portador de TDAH, é preciso apresentar vários sintomas por um grande período de tempo. Uma das maiores especialistas do Brasil em TDAH, a psiquiatra Maria da Conceição Rosário, professora adjunta da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), esclarece as principais dúvidas sobre a doença, desde a sua identificação correta até o tratamento mais adequado. Ela também fala de como os pais podem facilitar a vida dos filhos no colégio e tranquiliza os adultos preocupados com o distúrbio.

Para assistir aos vídeos, clique nas perguntas:

(Com reportagem de Aretha Yarak) *O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados