Mais Lidas

  1. Morte no Everest: 'Você se importa se eu continuar?'

    Mundo

    Morte no Everest: 'Você se importa se eu continuar?'

  2. Janaina Paschoal: rotina de isolamento pós-impeachment

    Brasil

    Janaina Paschoal: rotina de isolamento pós-impeachment

  3. Bumlai diz que fez empréstimo fraudulento para PT por medo de invasão de terras

    Brasil

    Bumlai diz que fez empréstimo fraudulento para PT por medo de...

  4. Sônia Abrão pede desculpas por sair correndo do programa

    Entretenimento

    Sônia Abrão pede desculpas por sair correndo do programa

  5. Japão: Pais abandonam filho na floresta para castigá-lo e criança desaparece

    Mundo

    Japão: Pais abandonam filho na floresta para castigá-lo e criança...

  6. Lewandowski interferiu em processo para ajudar o PT e a presidente Dilma

    Brasil

    Lewandowski interferiu em processo para ajudar o PT e a presidente...

  7. Estupro de jovem de 16 anos no Rio "está provado", diz delegada

    Brasil

    Estupro de jovem de 16 anos no Rio "está provado", diz delegada

  8. Ministério Público aponta R$ 2,5 bilhões em fraudes no Bolsa Família

    Economia

    Ministério Público aponta R$ 2,5 bilhões em fraudes no Bolsa Família

Traficante 'El Chapo' retorna para prisão de onde fugiu

O narcotraficante mexicano foi descoberto depois de se reunir com atores para produzir um filme autobiográfico

- Atualizado em

Narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán é escoltado em um helicóptero no aeroporto da Cidade do México após ser recapturado durante uma operação militar em Los Mochis, no estado mexicano de Sinaloa - 08/01/2016
O Narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán foi recapturado durante uma operação militar em Los Mochis, no estado mexicano de Sinaloa(Alfredo Estrella/AFP)

O narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán retornou neste sábado para a penitenciária de segurança máxima de Altiplano, de onde fugiu em julho do ano passado por um túnel. Ele só foi descoberto e recapturado por causa do desejo de produzir um filme autobiográfico.

Guzmán, de 58 anos, que era o narcotraficante mais procurado do mundo, foi preso na sexta-feira na cidade de Los Mochis, em Sinaloa, no noroeste mexicano, durante uma operação militar. Oficiais da Marinha e de outras forças seguiam a pista de "El Chapo" há vários meses em zonas montanhosas da região e do estado vizinho de Durango.

O ex-líder do poderoso cartel de Sinaloa, que fugiu na madrugada de 11 de julho, foi localizado em uma casa da cidade de Los Mochis. Guzmán e seu chefe de segurança Orso Iván Gastelum conseguiram escapar por tubulações de esgoto durante um confronto entre militares e criminosos. Com a troca de tiros, um militar foi ferido, cinco criminosos morreram e outros seis foram detidos.

A fuga de 'El Chapo' e Gastelum pelo esgoto deu início a uma perseguição subterrânea. Os militares acompanharam a saída dos traficantes à rua e a tentativa de entrar em um carro. Pouco depois eles foram interceptados e presos.

Segundo a procuradora-geral do México Arely Gómez, os militares vigiavam a residência e outros imóveis há um mês. "Um aspecto importante que permitiu determinar a localização de Guzmán foi a descoberta de que ele queria filmar uma obra biográfica", disse a procuradora, segundo a qual o traficante chegou a se reunir com atrizes e produtores.

A fuga de Guzmán da penitenciária de segurança máxima, em julho, foi cinematográfica. Com a ajuda de um de seus advogados e de outros cúmplices, ele ordenou a construção de um túnel de 1,5 quilômetro a partir da ducha de sua cela, de onde conseguiu escapar. Em liberdade, viajou até as montanhas entre Sinaloa e Durango.

A recaptura de Guzmán representa uma vitória para o governo mexicano, que havia sido duramente criticado por causa da fuga espetacular do narcotraficante. Analistas afirmam agora resta saber se o México estará disposto a extraditar "Chapo" aos Estados Unidos.

(com AFP)