Romney vence mais 2 primárias e se aproxima de indicação

Rival de Barack Obama deve assegurar candidatura na próxima terça, no Texas

- Atualizado em

O republicano Mitt Romney discursa para eleitores
O republicano Mitt Romney discursa para eleitores(Steve Nesius/Reuters/VEJA)

O virtual candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, deu mais um passo rumo a sua indicação para enfrentar Barack Obama nas eleições de novembro ao vencer nesta terça-feira as primárias de Kentucky e Arkansas. Agora, Romney prepara-se para obter os 1.144 delegados necessário para assegurar sua candidatura já na próxima semana, nas primárias do Texas.

Leia também:

Leia também: Romney se aproxima de Obama em arrecadação de fundos

Romney conquistou 67% dos votos no Kentucky e levou os 42 delegados em disputa, já que o segundo candidato mais votado, o liberal Ron Paul - último a abandonar a disputa interna republicana -, terminou com 12%, sem conseguir o índice de 15% que lhe permitiria entrar na luta por delegados.

No Arkansas, onde 33 delegados eram distribuídos, Romney também conquistou uma cômoda vitória, com 69% dos votos. Após os triunfos desta noite, o ex-governador de Massachusetts soma 1.064 delegados, segundo o site especializado Real Politics.

Assim, ele já poderá anunciar sua candidatura oficial na próxima terça-feira, desde que confirme uma vitória no Texas. O estado sulista tem 155 delegados em disputa, o que permite com folga a Romney supere a marca dos 1.144 delegados necessários para obter a nomeação.

(Com agência EFE)

TAGs:
Barack Obama
Eleições nos Estados Unidos
Mitt Romney