Bulgária

Político escapa por um triz de morrer diante das câmeras

Um homem subiu no palco e apontou uma arma para a cabeça de Ahmed Dogan, que discursava em conferência televisionada; revólver teria falhado

Testemunha disse que homem chegou a atirar, mas arma falhou

Testemunha disse que homem chegou a atirar, mas arma falhou (Nikola Stoyanov/Bnews/Reuters/VEJA)

O líder do partido Movimento pelos Direitos e Liberdades da Bulgária (MRF, na sigla em inglês), Ahmed Dogan, sofreu um ataque durante um discurso em uma conferência transmitida pela televisão, na cidade de Sofia, capital do país, neste sábado.

As imagens mostram um homem subindo no palco e apontando uma arma para a cabeça de Dogan. O político reage, dando um golpe na mão do atirador, que logo é dominado por seguranças. Lançado ao chão, o homem é agredido com socos e pontapés por participantes da conferência. O ministro do Interior, Tsvetan Tsvetanov, disse que o agressor tentou disparar duas vezes, mas "provavelmente a arma falhou".

O político saiu ileso, e ainda não está esclarecida a razão do ataque. “Ahmed Dogan está bem e tudo está sob controle”, disse aos jornalistas Ceyhan Ibryamov, membro do MRF, após o atentado. Dogan, de 58 anos, é líder do MRF há quase um quarto de século. Ele é considerado um dos políticos mais influentes da região dos Balcãs. Após o incidente, Dogan retornou à convenção e foi ovacionado pelos delegados.

Segundo a polícia, o homem que tentou atirar em Dogan tem 25 anos e é da cidade de Burgas, na região do Mar Negro. Com ele também estavam duas facas.

"A sociedade búlgara é tradicionalmente conhecida por sua tolerância, aceitação e respeito mútuo entre diferentes grupos étnicos e religiosos", disse o presidente Rosen Plevneliev em comunicado. "Tal ato é inaceitável em um estado democrático."

O partido liberal MRF representa turcos e outros muçulmanos, que são 12% dos 7,3 milhões de habitantes da Bulgária.


Tentative d'assassinat sur Ahmed Dogan por Spi0n

(Com Reuters)

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados