Illinois realiza primárias republicanas nesta terça-feira

Romney está na frente com 15 pontos de vantagem em relação a Santorum

- Atualizado em

Eleitores republicanos depositam voto em cabine de votação improvisada em lavanderia de Illinois
Eleitores republicanos depositam voto em cabine de votação improvisada em lavanderia de Illinois(Jim Young / Reuters/VEJA)

Os eleitores republicanos se dirigem nesta terça-feira à eleição primária do partido em Illinois para eleger o candidato presidencial que enfrentará o presidente Barack Obama nas eleições de novembro. As urnas abriram às 6h locais (8h de Brasília) com o moderado e multimilionário ex-governador de Massachussetts Mitt Romney como favorito para levar a vitória.

Os 54 delegados concedidos por esse estado do norte dos Estados Unidos, feudo político de Obama, impulsionarão o vencedor em direção aos 1.144 necessários para obter a indicação presidencial na Convenção republicana, que será realizada em agosto. Segundo o instituto de pesquisas Public Policy Pollin, "Mitt Romney se dirige a uma vitória em Illinois", com uma vantagem de 15 pontos em relação ao seu principal rival, Rick Santorum.

O ex-senador ultraconservador Rick Santorum, que ganhou 10 das 31 primárias e caucus realizados até agora, ainda acredita que tem chances de vencer em Illinois. Santorum, próximo ao Opus Dei, espera obter o apoio de evangélicos e da ala mais conservadora do partido para conquistar uma vitória e ganhar impulso antes das primárias em Louisiana (sul), no dia 24 de março, e das de Maryland (leste) e Washington DC, no dia 3 de abril.

Romney gastou milhões em publicidade em Illinois com avisos contra Santorum, a quem chama de "um peso leve" da economia e um "insider" dos círculos políticos de Washington que votou contra seus princípios no passado. Também competem, embora sem grandes chances, o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich e o congressista Ron Paul.

(Com agência France-Presse)

TAGs:
Eleições nos Estados Unidos
Mitt Romney
Partido Republicano
Republicanos
Estados Unidos