Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

11 de setembro motivou mudanças no acesso às cabines de comando

Segundo especialista em acidentes aéreos, se a porta do cockpit for trancada pelo lado de dentro propositalmente, é praticamente impossível ter acesso aos controles do avião

Por Da Redação
26 mar 2015, 10h26

A porta de acesso à cabine dos pilotos de um avião pode ser aberta pelo lado de fora, inclusive quando não há ninguém em seu interior, a não ser que a abertura seja bloqueada deliberadamente, como as investigações indicam que aconteceu com o voo da Germanwings que caiu nos Alpes franceses nesta terça, matando 150 pessoas que estavam a bordo, explicou nesta quinta-feira um perito em acidentes aéreos. O dirigente do sindicato espanhol de pilotos e investigador de acidentes aéreos, Álvaro Gammicchia, afirmou que a causa mais habitual pela qual um piloto pode deixar a cabine é por necessidades fisiológicas, embora também possa se ausentar para averiguar questões mecânicas, como o funcionamento dos flaps das asas ou o estado dos motores.

Segundo publicou o The New York Times, o piloto do Airbus A320 que caiu na França saiu da cabine e não conseguiu voltar. A Promotoria francesa, que investiga o caso, confirmou nesta quinta-feira que o copiloto Andreas Lubitz trancou propositalmente o piloto do lado de fora para depois iniciar o procedimento de descida que culminou no choque da aeronave contra o solo. Nos primeiros 20 minutos de voo, de acordo com o promotor que lidera as investigações, o copiloto manteve uma conversa “normal e cortês” com o comandante. Depois se escuta o comandante repassar o procedimento de aterrissagem em Dusseldorf e o copiloto respondendo de forma “lacônica”. Posteriormente, o comandante pede para o copiloto assumir o comando do avião, provavelmente para ir ao banheiro, e em seguida é possível escutar o movimento de uma das poltronas e uma porta que se fecha. Nesse momento, quando o copiloto já está sozinho na cabine, ele aciona o sistema de descenso e não fala mais nada.

Leia também

Copiloto do Airbus agiu deliberadamente para derrubar o avião

Piloto estava preso fora da cabine quando avião da Germanwings caiu, diz ‘NYT’

Corpos começam a ser retirados do local da queda do avião da Germanwings

Continua após a publicidade

Imagens aéreas do local onde avião da Germanwings caiu são divulgadas

Segundo Gammicchia, existe um protocolo que permite a possibilidade de entrar na cabine, inclusive se as pessoas que permanecem do lado de dentro não tiverem capacidade de abrir a porta, como por exemplo, por ter sofrido um problema de saúde. Desde a decolagem da aeronave, por questões de segurança, a cabine deve permanecer sempre fechada e existe um protocolo reservado que contempla todas as opções possíveis para poder abri-la baseada em códigos que só são conhecidos por membros da tripulação. A alteração na segurança das cabines foi um dos reflexos dos atentados de 11 de setembro de 2001, quando terroristas que viajavam como passageiros tomaram o controle de quatro voos nos Estados Unidos.

Para solicitar um acesso normal à cabine, a tripulação estabelece um código específico que na cabine se traduz em um aviso acústico que soa uma só vez. Neste caso e através de câmeras situadas no exterior da cabine, os pilotos podem comprovar que não se trata de ninguém alheio à tripulação antes de abrir a porta. Do lado de fora, a tripulação também pode se comunicar com o interior da cabine através de um telefone para avisar, através de códigos que só eles conhecem, se estão solicitando entrar sob ameaças.

Leia mais

Merkel, Hollande e Rajoy visitam local da queda de avião da Germanwings

Continua após a publicidade

Caixa-preta do avião que caiu nos Alpes franceses é encontrada

Em caso de emergência [confira vídeo abaixo], deve-se digitar no painel de acesso à cabine um código diferente que faz soar um alarme intermitente e, transcorrido um determinado tempo, a porta se abre automaticamente, salvo que isso também seja impedido por quem estiver dentro, afirmou Gammicchia, acrescentando que uma vez fechado propositalmente, o acesso aos controles do avião é praticamente impossível.

Vídeo: Procedimento emergencial de acesso à cabine de comando

https://youtube.com/watch?v=VQ2UsSAxIr8

A320, Germanwings
A320, Germanwings (VEJA)
Continua após a publicidade

(Da redação)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.