Aviação

Voo Air France 447: últimas informações

Lula diz que vai falar com Sarkozy sobre acidente aéreo (14h51)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai entrar em contato com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, para saber mais detalhes do desaparecimento do Airbus da Air France. Lula deu a informação em San Salvador, depois de participar da posse do presidente de El Salvador, Maurício Funes.

Governo da França confirmou acidente, diz cônsul (14h38)

A cônsul-geral do Brasil em Paris, Maria Celina Rodrigues, informou que o governo francês confirmou o acidente com o voo 447. A confirmação se deu em razão do tempo sem contato com a tripulação, pelo fato de que o avião não foi localizado em nenhum aeroporto e porque o combustível não seria mais suficiente para que a aeronave ainda estivesse em voo. "É um acidente. Não há mais nenhuma possibilidade."

Avião espanhol participa de buscas sobre o Atlântico (14h37)

Um avião da força policial paramilitar Guarda Civil da Espanha se uniu às buscas pelo Airbus da Air France desaparecido. Porém, perdeu contato com os controladores e acredita-se que tenha caído no Oceano Atlântico. O avião de reconhecimento partiu da capital senegalesa, Dacar, onde tomava parte em uma operação europeia contra a imigração ilegal, informou um porta-voz do Ministério de Interior espanhol.

FAB reforça buscas por avião desaparecido no Atlântico (14h22)

A Força Aérea Brasileira reforçou as buscas pelo avião da Air France. Mais três aviões e dois helicópteros militares se juntaram às duas aeronaves que iniciaram as buscas ao amanhecer nesta segunda-feira. A FAB informou ainda que até o momento não recebeu qualquer tentativa de contato pelos canais de emergência.

Membro da família real brasileira estava no voo

A família Orleans e Bragança, descendente direta do imperador dom Pedro II, confirmou que o príncipe Pedro Luis, de 26 anos, estava no voo 447, com destino a Paris. Ele seria o quarto na linha sucessória do trono brasileiro.


Chefe de gabinete do prefeito do Rio estava a bordo

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou que seu chefe de gabinete, Marcelo Parente, também estava no voo 447 da Air France. Ele viajava para a França a passeio em companhia da mulher.

Airbus oferece assistência técnica na apuração (11h22)

A fabricante de aeronaves Airbus informou hoje que ofereceu assistência técnica na investigação sobre o desaparecimento do Airbus. Em comunicado, a Airbus ressaltou, porém, que a investigação segue a cargo das autoridades responsáveis.
 

Michelin diz ter 3 executivos entre passageiros (11h14) 

Três executivos da companhia francesa estavam a bordo do voo AF 447. O presidente da Michelin para a América do Sul, Luiz Roberto Anastácio, e o diretor de Informática, Antônio Gueiros; além da funcionária francesa Christine Pieraesrts.

Avião francês deixa Dacar para participar nas buscas (10h18)

Um avião militar francês deixou Dacar nesta segunda-feira para tentar localizar o Airbus A330 da Air France, informou a embaixada da França no Senegal. "O Bréguet Atlantique partiu. Sua missão se inscreve nos acordos de defesa entre a França e Senegal, prevendo a busca de navios ou aviões em dificuldades." A França tem uma importante base militar em Dacar.

Jobim ordena ação coordenada com a França (10h11)

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que está na Namíbia, determinou que as autoridades brasileiras atuem "na mais estreita coordenação com as autoridades francesas" para investigar o desaparecimento do avião da Air France. Por meio de nota, o ministro informou que está em contato com o Comando da Aeronáutica e manifestou solidariedade aos familiares dos passageiros e tripulantes.

Anac divulga telefones para informar familiares (9h45)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tornou disponíveis dois números de telefone exclusivos para que os familiares dos passageiros do voo 447, da Air France, que está desaparecido, obtenham informações: (61) 3366-9303 e (61) 3366-9307.
 

Anac monta gabinete de crise no Galeão (9h34)

A diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, está no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Tom Jobim, no Galeão, onde foi montado um gabinete de crise para acompanhar as buscas ao avião da Air France, que desapareceu nesta madrugada.
 

Air France diz que avião sumido sofreu 'falha elétrica' (9h27)

A Air France afirmou em comunicado divulgado nesta manhã que o avião desaparecido que partiu do Rio da Janeiro e seguia para Paris sofreu uma "falha elétrica". A empresa franco-holandesa informou que um curto-circuito ocorreu após a aeronave passar por uma forte turbulência.
 

Lula já foi informado, em El Salvador, sobre Air France (9h23)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já foi informado em El Salvador sobre o desaparecimento do avião da Air France que decolou do Rio de Janeiro e mantém contato com assessores para analisar que tipo de providências deverão ser tomadas.
 

Último contato do avião da Air France foi às 22h33 (9h14)

O Centro de Comunicação da Aeronáutica informou que o último contato do avião da Air France com o controle aéreo do Brasil foi às 22h33, pouco antes de passar para o controle aéreo da África.
 

FAB envia aviões de resgate para Fernando de Noronha (9h13)

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que dois aviões - P95 e C130 - com equipes especializadas em busca e resgate foram enviados por volta das 9 horas para a região do arquipélago de Fernando de Noronha para auxiliar nas buscas.
 

Avião desaparecido teve curto-circuito após turbulência, diz empresa (8h57)

A Air France informou nesta segunda-feira que o avião que desapareceu após decolar do Rio de Janeiro com destino a Paris enviou uma mensagem de curto-circuito às 23h14 de Brasília, após ter atravessado uma forte turbulência.
 

Avião da Air France estava "bem avançado no Atlântico", diz FAB (8h50)

O avião da Air France desaparecido que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris estava "bem avançado no Oceano Atlântico", informou um assessor de imprensa da FAB em Brasília.

(Com Agência Estado, agência Reuters e France-Presse)

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados