Tarja Eleições nos EUA 2012

Política

Sob pressão, Romney divulga imposto de renda de 2011

Candidato republicano é acusado pelos democratas de falta de transparência

Romney divulgou nesta sexta-feira o seu imposto de renda de 2011

Romney divulgou nesta sexta-feira o seu imposto de renda de 2011 (Nicholas Kamm/AFP/AFP)

O candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, divulgou nesta sexta-feira a sua declaração de imposto de renda de 2011, revelando que ele pagou 14,1% em impostos - índice bem abaixo do que o da maioria dos americanos assalariados, de 23% a 25%. Até então, Romney só havia revelado a sua declaração de imposto de renda de 2010, depois de ter sido acusado de falta de transparência por seu adversário Barack Obama, que em 2008 tornou público mais de dez anos de declarações de impostos.

A equipe de campanha de Romney, que mostrou o documento, afirmou que o ex-governador de Massachusetts pagou em média 20,2% durante o período de 1990 a 2009 e que ele nunca pagou menos de 13,6%. Romney, ex-empresário dono de uma fortuna pessoal que pode chegar a 250 milhões de dólares, segundo a imprensa americana, foi apresentado por seus adversários democratas como um homem rico. O candidato milionário teve uma receita 42 milhões de dólares em 2010 e 2011.

Leia também - Obama chama Romney de 'Robin Hood ao contrário'

A questão dos impostos esquentou o debate eleitoral nas primárias republicanas para escolher o candidato, depois que outro dos pré-candidatos, Newt Gingrich, desafiou Romney a dar detalhes sobre a origem da fortuna que ganhou como investidor. 

Fundos de campanha - Durante meses, a equipe de campanha de Romney se recusou a divulgar as declarações fiscais do ex-presidente da firma de investimentos Bain, que tem uma fortuna estimada em 250 milhões de dólares. Mais da metade da receita de Romney em 2010 e 2011 vieram de dividendos de seus investimentos, sobre o qual o código tributário americano estipula um imposto de 15%. A maioria dos americanos paga entre 23% e 25% em impostos sobre sua renda. "Os eleitores já vão ver quanto paguei em impostos e quanto contribui para obras de caridade", disse Romney, um mórmon que destina grandes quantias para sua igreja.

Saiba mais - 'Vídeo dos 47%' abalou imagem de Romney, diz pesquisa

Em 2010, essas doações somaram quase 3 milhões de dólares. Essas contribuiçõessão dedutíveis do imposto de renda nos Estados Unidos. As declarações do candidato o colocam como um dos homens mais ricos dos Estados Unidos. Em 2008, segundo a Receita, o ingresso médio do cidadão americano foi de 33.048 dólares, quantia que Romney ganha em menos de um dia. Para se situar entre o 1% dos contribuintes mais ricos, é preciso ter uma renda média anual de 380.354 dólares, o que o pré-candidato ganha em uma semana. Ainda de acordo com a Receita, em 2008, menos de 15% dos contribuintes com renda superior a 200.000 dólares pagou menos de 15% de impostos. 

(Com agência France-Presse)

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados