Revelados os últimos 54 minutos de conversa no avião desaparecido
Especialistas consultados pelo jornal britânico 'The Telegraph' apontam aspectos intrigantes do histórico de mensagens
Por Da Redação
21 mar 2014, 21h33
Os últimos 54 minutos de conversas entre os pilotos do avião desaparecido da companhia Malaysia Airlines e os controladores de voo no solo foram revelados nesta sexta-feira pelo jornal britânico The Telegraph. As transcrições registram a última mensagem, “tudo bem, boa noite”, dita pelo copiloto Fariq Abdul Hamid em resposta à informação de que a comunicação passaria dos controladores de Kuala Lumpur, capital da Malásia, para os funcionários da cidade vietnamita de Ho Chi Minh. Analistas avaliaram que a sequência das comunicações indica um voo “perfeitamente rotineiro”, a não ser por duas passagens que deixaram os especialistas intrigados.
A primeira comunicação que causou estranhamento partiu do cockpit à 1h07 da manhã, informando que o avião voava a uma altitude de 35.000 pés. Para os especialistas, essa mensagem era desnecessária, uma vez que o dado já havia sido informado seis minutos antes. Essa mensagem foi captada em um momento crucial do histórico do voo MH370. Foi exatamente à 1h07 que o equipamento conhecido como Acars transmitiu os últimos dados sobre a aeronave antes de ficar desativado. O transponder foi desligado à 1h21, mas investigadores acreditam que o Acars foi desativado antes do ‘boa noite’ de Hamid, registrado à 1h19. (Continue lendo o texto)
Outro aspecto suspeito, na opinião dos especialistas consultados pelo jornal britânico, está relacionado ao momento em que o avião perdeu contato com os radares. A última mensagem de ‘boa noite’ foi enviada justamente quando o controle de tráfego passou da Malásia para o Vietnã. “Se eu fosse roubar uma aeronave, esse seria o ponto em que eu o faria”, disse Stephen Buzdygan, um ex-funcionário da British Airways que já pilotou modelos Boeing-777. “Pode existir um curto espaço sem monitoramento entre os controladores de voo. Este era o único momento durante todo o voo quando eles não poderiam ser vistos por quem estivesse no solo”, explicou.
Os novos detalhes em torno das comunicações alimentam as teorias de que a aeronave pode ter sido alvo de um sequestro ou sabotagem enquanto estava no ar. Para os especialistas, a transcrição das mensagens indica que, se os pilotos estavam envolvidos em um plano criminoso, eles souberam esconder bem suas reais intenções. (Continue lendo o texto)
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Buscas – O segundo dia de buscas na região em que satélites australianos flagraram possíveis destroços do avião flutuando no oceano foi concluído nesta sexta-feira sem avanços, mesmo com o deslocamento de navios e aviões de diversos países para a região. As autoridades australianas especulam que os objetos fotografados podem ter afundado. Especialistas, no entanto, advertem que as peças podem não ter nenhuma ligação com a aeronave desaparecida. De qualquer forma, a operação será retomada neste sábado com navios extras.
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Giro VEJA - quarta, 17 de abril
A 'laranja podre' na energia elétrica e a reação de Lira contra o governo
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a defender nesta quarta-feira,17, uma modernização dos contratos de distribuição de energia elétrica. Silveira, que se encontrou com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, para tratar da concessão envolvendo a Enel, foi questionado por jornalistas sobre a reunião, e afirmou ter laranjas podres no segmento de energia. A questão envolvendo a Enel e o desgaste do governo federal com o presidente da Câmara, Arthur Lira são destaques do Giro VEJA.
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