Egito

Negociações entre israelenses e palestinos são retomadas

Líderes já enfrentam os primeiros obstáculos imediatos para acordo de paz

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e o líder palestino, Mahmoud Abbas, são mediados pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e o líder palestino, Mahmoud Abbas, são mediados pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton (Alex Brandon/AFP)

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, recomeçaram nesta terça-feira as negociações diretas para tentar um acordo de paz ao Oriente Médio. O encontro - que se segue à retomada do diálogo no dia 2 de setembro - ocorre em Sharm el-Sheikh, no Egito, e é novamente mediado pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Os Estados Unidos admitiram que os líderes já enfrentam dificuldades e que as próximas semanas devem ser um "período decisivo". "Enfrentamos obstáculos imediatos, que esperamos resolver nas duas próximas semanas", declarou Philip Crowley, porta-voz do departamento de Estado.

O principal entrave é o fim do congelamento parcial das colonizações judaicas na Cisjordânia, que segue programado para o próximo dia 26. Netanyahu deixou claro que não irá prorrogar a moratória, enquanto os palestinos já advertiram que tal decisão sepultará o diálogo direto, que levou quase dois anos para ser reiniciado. Desde a ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza em dezembro de 2008, as negociações estavam congeladas.

O presidente americano, Barack Obama, revelou na semana passada que pediu a Netanyahu para prolongar a moratória sobre as colonizações. Nesta terça, Crowley disse que "para superar os desafios imediatos" as duas partes deverão "adaptar às posições que já adotaram publicamente sobre os temas essenciais".

O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, usou um tom mais otimista. Ele disse que as negociações estão  "no caminho" certo. Contudo, não citou detalhes sobre a delicada questão dos assentamentos judaicos.

Confira no infográfico abaixo, os temas que estão em discussão:

As primeiras negociações diretas de paz entre israelenses e palestinos em 20 meses foram abertas nesta quinta-feira

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados