Tarja Familia Real Britanica

Grã-Bretanha

Príncipe Charles homenageia sua mãe em documentário

Vídeo faz parte de comemoração do Jubileu de Diamante de Elizabeth II

Fotografia de Charles apresentando sua mãe a colegas e professoras faz parte de documentário

Fotografia de Charles apresentando sua mãe a colegas e professoras faz parte de documentário (Reuters)

O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, prestou um tributo a sua mãe, a rainha Elizabeth II, em um documentário no qual repassa, com fotografias e imagens antigas, seus 60 anos de reinado. A homenagem faz parte da comemoração do Jubileu de Diamante da soberana, que será celebrado neste fim de semana com diversos festejos por todo o país.

Leia também: Rainha Elizabeth II tem popularidade recorde, diz pesquisa

Belas e inéditas imagens do príncipe com sua irmã Anne cobertos de areia em uma praia no leste da Inglaterra e gravações da coroação da rainha em 1953 fazem desse filme uma peça única. Charles é filmado olhando com grande ternura algumas imagens em preto e branco da rainha brincando com ele quando ainda não tinha nem um ano de idade.

Charles, que louva 'a graça natural' e 'a extraordinária compostura' de sua mãe, expressa 'admiração' pela forma como Elizabeth II manteve a coesão da heterogênea comunidade de ex-colônias e protetorados britânicos.

Há outras fotos nas quais Elizabeth II, o príncipe Philip, Charles e a princesa Anne brincam nos jardins do Castelo de Balmoral (Escócia). "O Jubileu de Diamante nos oferece a oportunidade de celebrar com orgulho tudo o que a rainha significa para nós, como nação ou como filhos seus", afirma Charles na gravação. Os príncipes Andrew e Edward, no entanto, são deixados um pouco de lado nesse documentário, que pretende abrir a vida privada dos Windsor à população.

Apesar dos rumores de que a rainha, de 86 anos, foi uma mãe fria e distante, o príncipe Charles assegura no documentário que a soberana 'se sente muito orgulhosa de sua família, desde que era uma jovem mãe, no início de seu reinado, até agora, que é avó'. 

(Com agência EFE)

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados