Internacional
América Latina
Primeiro casamento gay é celebrado na Argentina
A lei que permite a união homossexual foi aprovada em 15 de julho
José Luis David Navarro, de 54 anos, e Miguel Angel Calefato, de 65, celebraram união civil na cidade de Frías (AFP)
Dois homens, que estão juntos há 27 anos, se tornaram nesta sexta-feira o primeiro casal gay a celebrar uma união civil na Argentina. A lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país foi aprovada no Congresso em 15 de julho, após uma sessão que durou 16 horas. A legislação é pioneira na América Latina.
A cerimônia civil entre o arquiteto José Luis David Navarro, de 54 anos, e o funcionário público aposentado Miguel Angel Calefato, de 65, foi celebrada na cidade de Frías, na província de Santiago del Estero. "Estamos juntos há 27 anos. Isto para nós é quase um protocolo, mas a aprovação da lei foi uma grande conquista", disse Navarro à televisão local.
Horas depois, um ator e um agente de artistas, que vivem juntos há 34 anos, se casaram em um cartório de Buenos Aires. Ernesto Rodríguez Larrese, de 60 anos, e Alejandro Vanelli, de 61, casaram-se no mesmo lugar onde há três anos tiveram este direito negado.
Lei - O Senado da Argentina aprovou o casamento homossexual em 15 de julho por 33 votos contra 27. A legislação concede direitos de herança e adoção e trata igualmente casais hetero e homossexuais em questões judiciais. Com isso, o país se tornou o primeiro da América Latina a autorizar e garantir os mesmo direitos civis para uniões entre pessoas do mesmo sexo.
(Com Agência France-Presse)
Leia também
Temas
Argentina




Comentários
Gileno Costa da Siva
Por que a presidente Dilma já que sofreu na pele ás barbaridades da ditadura militar não cria uma emenda para os torturadores militares e os mantantes dos mesmos para cadeia enquantos ainda muitos que praticaram esse holocasto estão vivos,sinto-me envergonhado de ser brasileiro por este e outros motivos.
30.03.2012
Gileno Costa da Silva
Argentina está de parabéns por ser o primeiro país a reconher a união entre pessoas do mesmo sexo.Fico envergonhado em ser brasileiro e como forma de protesto me nacionalizar argentino,pois, aqui tenho toda uma vida perdida.
30.03.2012