Golfo do México
BP: Operação para fechar poço foi concluída com sucesso
Reprodução de vídeo da BP mostra o poço submerso por onde o petróleo vazava (AFP)
Na operação static kill, o petróleo foi empurrado de volta para o reservatório a partir da injeção de uma mistura de lama e cimento
A BP deu um importante passo rumo ao fim do vazamento de petróleo na região do Golfo do México. No início da manhã desta quarta-feira, a petroleira britânica anunciou que a operação static kill - que consistia em fechar definitivamente o poço submerso por onde escapava a mancha negra - foi concluída com sucesso.
No procedimento, que deveria ter começado na segunda-feira mas teve início apenas no dia seguinte devido a novos vazamentos pequenos, o petróleo foi empurrado de volta para o reservatório a partir da injeção de uma mistura de lama e cimento. De acordo com a empresa, a pressão no poço está sendo bem controlada.
"Este é o resultado desejado", informou a companhia em comunicado, ressalvando que o processo pode ser repetido algumas vezes, se necessário, e por isso o local está sob supervisão. Ainda assim, a petroleira acredita que poderá anunciar o fechamento definitivo do poço ainda esta semana.
O vazamento - A maior tragédia ambiental da história teve início no dia 20 de abril, quando a mancha negra começou a avançar pela costa do país, depois da explosão da plataforma Deepwater Horizon. Desde então, já vazaram mais de 780 milhões de litros de petróleo.



Comentários