Dinamarca

Maior navio do mundo inicia viagem inaugural

Allure of the Seas, que tem chaminés retráteis, navega pelo Mar Báltico

Allure of the Seas tem 361 metros de comprimento e 66 metros de largura

Allure of the Seas tem 361 metros de comprimento e 66 metros de largura (Jens Nørgaard Larsen/AFP)

O maior navio do mundo, o Allure of the Seas, zarpou neste sábado no mar Báltico para sua primeira viagem, na qual precisará baixar suas chaminés retráteis para passar sob a ponte de Storebaelt, na Dinamarca.

Às 16h18 (horário local, 14h18 na hora de Brasília), o cruzeiro gigante que na sexta-feira deixou o estaleiro da STX, na Finlândia, onde foi montado, passou por debaixo da ponte de Storebaelt, uma das mais altas da Europa. "Passou sem problemas", disse Kristian Andreasen, vigilante técnica da empresa. Cerca de 2.000 pessoas estavam em uma praia vizinha para ver o barco.

Roni Lehti/AFP

O navio pode levar até 6.360 passageiros

O navio pode levar até 6.360 passageiros

Assim, o Allure of the Seas segue a trajetória de seu irmão gêmeo, o Oasis of the Seas, que fez a mesma prova de fogo após seu lançamento no fim de outubro de 2009. Os dois navios, quase idênticos, têm 72 metros de altura acima da linha do mar. Ambos pertencem à Royal Carribean, e foram fabricados nos estaleiros da sul-coreana STX em Turku, na costa sudoeste da Finlândia.

Para conseguir sair do Báltico, seus projetistas precisaram desenhar chaminés retráteis, capazes de passar sob a ponte de Storebaelt, que se ergue a 65 metros de altura. Com 361 metros de comprimento e 66 de largura, o Allure of the Seas, de valor estimado em 1 bilhão de euros, pode viajar com até 6.360 passageiros e 2.100 tripulantes a bordo.

Simbolicamente, é o maior navio do mundo por ter 50 centímetros a mais de comprimento que o Oasis of the Seas. Com bandeira das Bahamas, deve atracar dentro de 12 dias em Fort Lauderdale, na Flórida, na costa sudeste dos Estados Unidos.

(Com agência France-Presse)

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados