Tarja Naufrágio Costa Concordia
 
22/02/2012 - 15:39
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Itália

Justiça investiga sete pessoas por naufrágio de navio

Entre os investigados, há vários diretores da companhia Costa Crociere

Navio afundou na noite de 13 de janeiro; Há ao menos 25 vítimas e 7 desaparecidos

Navio afundou na noite de 13 de janeiro; Há ao menos 25 vítimas e 7 desaparecidos (Filippo Monteforte / AFP)

A justiça italiana decidiu abrir nesta quarta-feira uma investigação por homicídio contra sete pessoas, entre elas vários diretores da companhia de navegação Costa Crociere, pelo naufrágio do navio Costa Concordia na ilha italiana de Giglio em janeiro. O capitão do navio, Francesco Schettino, e o primeiro comissário Ciro Ambrosio já estão sendo investigados por múltiplos assassinatos, provocação de naufráfio e abandono do navio antes que todos os passageiros fossem retirados.

Entenda o caso


  1. • O navio Costa Concordia viajava com mais de 4.200 pessoas a bordo quando bateu em uma rocha junto à ilha italiana de Giglio, na noite do dia 13 de janeiro.
  2. • A colisão abriu um grande buraco no casco do navio, que encheu de água, encalhou em um banco de areia e virou.
  3. • 17 mortos foram confirmados até agora.
  4. • Os trabalhos de buscas são coordenados com a tarefa de retirar as 2.400 toneladas de combustível do navio, sob o risco de contaminação da área do naufrágio.

"Recebemos sete avisos de abertura de investigação judicial para quatro oficiais e três executivos da Costa Crociere", disse um porta-voz da companhia proprietária do Costa Concordia.

Além do capitão e do primeiro comissário, outros quatro tripulantes e três executivos da principal companhia do setor, na Europa, também estão sendo investigados e enfrentam acusações por homicídio culposo, naufrágio e falha na comunicação com as autoridades marítimas.

"Temos total confiança no trabalho dos promotores. Oferecemos cooperação completa e estamos certos de que o profissionalismo e a capacidade da companhia serão confirmados", anunciou a Costa Crociere. Em transcrições que vazaram de seu interrogatório, Schettino afirmou que a empresa de cruzeiros estava ciente da dimensão da catástrofe desde o início, mas a companhia afirmou que ele deliberadamente enganou os executivos por telefone.

Buscas - Enquanto isso, ao menos oito corpos, entre eles o de uma criança, foram encontrados em estado de decomposição nesta quarta-feira. Com a localização dos oito corpos, as vítimas do naufrágio foram elevadas a 25, entre elas dois peruanos membros da tripulação e um passageiro espanhol. Sete pessoas continuam desaparecidas.

(Com agência France-Presse)

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados