Internacional
Direitos humanos
Jovem afegã torturada por famÃlia do marido relata terror
Adolescente de 15 anos foi vendida pelo irmão por 5.000 dólares
"Fui muito torturada, apanhei muito", disse Sahar Gul a jornalistas em hospital (Shah Marai / AFP)
No leito de um hospital de Cabul, Sahar Gul, de 15 anos, relatou neste sábado os seis meses de torturas vividos na casa da famÃlia do marido, que a trancava no banheiro, agredindo-a a pauladas e arrancando pedaços de sua pele e unhas, além de queimá-la com cigarros. A adolescente, vendida pelo irmão por 5.000 dólares - uma espécie de dote comum no Afeganistão - foi localizada na segunda-feira pela polÃcia da provÃncia de Baghlan (nordeste) em estado de choque e foi levada ao hospital.
Ela conta que durante vários meses ficou no banheiro, e a sogra a privava de água e alimentos. "Fui muito torturada, apanhei muito", disse a menina a vários jornalistas. "Arrancavam a pele de Sahar com pinças, e apagavam cigarros nas feridas", denunciou um parente da vÃtima.
Segundo a polÃcia, Sahar foi torturada por ter se recusado a se prostituir. Três mulheres da famÃlia do marido foram presas, entre elas a sogra e a cunhada, mas o marido e o sogro conseguiram fugir.
"Ela ainda é menor e não tem idade legal para se casar. É uma história trágica para o Afeganistão", comentou a doutora Suraya Dalil, ministra da Saúde afegã, que estava na cabeceira da moça. A comissão independente afegã dos direitos humanos contabilizou 1.026 casos de violência contra as mulheres no segundo trimestre de 2011, sendo que em todo o ano de 2010 foram 2.700 casos.
(Com agência France-Presse)

