VEJA

Internacional

09 de Setembro de 2013

Coreia do Norte

Rodman revela que Kim é pai de menina chamada Ju Ae

Ex-jogador afirmou que Kim Jong-u, que comanda uma das mais brutais e bizarras ditaduras do mundo, é “um bom pai” e “um amigo para toda a vida”

Kim Jong-un e Dennis Rodman se divertem em jogo de basquete na Coreia do Norte

Kim Jong-un e Dennis Rodman em jogo de basquete na Coreia do Norte. Americano disse que ditador é um "amigo para toda vida" (AFP)

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, é pai de uma menina chamada Ju-ae. Ao menos é o que garante seu "amigo" Dennis Rodman, ex-astro da NBA e protagonista de insólitas viagens a Pyongyang. Rodman visitou a Coreia do Norte na semana passada, em um novo tour pelo país.

No domingo, o ex-jogador disse ao jornal britânico The Guardian que ele e Kim aproveitaram um "momento relaxante à beira-mar" com a família do ditador, que comanda a nação com mão de ferro. O ex-jogador afirmou que ele segurou o bebê de Kim, e conversou com sua mulher, Ri Sol-ju. "Peguei no colo a pequena Ju-ae. Kim é um bom pai e tem uma bela família", disse, revelando quase que por acaso o nome do bebê. 

Em março, a revelação de que o ditador norte-coreano tinha uma filha já havia sido uma cortesia de Rodman, que na ocasião havia viajado para a Coreia para participar de uma partida de exibição e acabou sendo recebido por Kim.   

Leia também: Ex do ditador da Coreia do Norte foi fuzilada, segundo jornal

No sábado, ao desembarcar no aeroporto de Pequim, Rodman disse outras palavras gentis sobre Kim, ao afirmar que o norte-coreano é “um amigo para toda a vida” e que não se “importava” com o que as pessoas pensam sobre o ditador, que comanda um dos mais brutais e isolados regimes totalitários do mundo, conhecido pelo intenso e bizarro culto à personalidade dos membros da família Kim. 

A vida privada de Kim Jong-un, que sucedeu o pai Kim Jong-il no comando da ditadura do país em dezembro de 2011, é um mistério. Até sua idade exata é desconhecida e a imprensa sul-coreana calcula que ele tenha entre 29 e 31 anos. No ano passado, a imprensa oficial do país confirmou que ele havia se casado com uma ex-cantora chamada Ri Sol-ju. Nos últimos meses, a imprensa da Coreia do Sul especulou, ao analisar fotos de Ri em cerimônia públicas, que ela estaria grávida.  

Kim Jong-un é a terceiro membro da família Kim que ascendeu ao comando da Coreia do Norte desde que a dinastia comunista conquistou o poder nos fim dos anos 40, com o apoio dos soviéticos.

Diplomacia - Dennis Rodman começou seu “relacionamento” com Kim Jong-um em fevereiro, quando viajou ao país para participar de alguns jogos de exibição. Na ocasião, ele foi recebido pelo ditador. À época se especulou que Rodman poderia ter algum papel na intermediação de um acordo para libertar o americano Kenneth Bae, um agente de viagens estabelecido e pastor evangélico que foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados por tentativa de desestabilizar o estado comunista. 

Rodman chegou a indicar que poderia tratar do assunto e chegou a escrever no Twitter pedindo a libertação do pastor. Mas ao retornar no sábado, ele parece ter mudado de ideia. “Não é meu trabalho falar sobre Kenneth Bae”, disse ele a um grupo de jornalistas. “”Perguntem a Obama sobre isso”. 

Galeria 'A guerra de imagens da Coreia do Norte' X