Internacional
Oriente Médio
EUA veem ‘janela de oportunidades’ para acordo de paz
Porém, todas as tentativas de negociação anteriores foram fracassadas
Após o pronunciamento do presidente Barack Obama que formalizou o fim da missão americana de combate no Iraque, os Estados Unidos voltam sua atenção nesta quarta-feira para a difícil tarefa de tentar promover a paz no Oriente Médio. Um porta-voz do presidente declarou que há “uma janela de oportunidades” para líderes israelenses e palestinos alcançarem um histórico acordo em um ano.
O ex-senador George Mitchell, encarregado por Obama para promover a paz no Oriente Médio, afirmou a repórteres que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, estão atentos às eleições na região, onde a população teme que haja ainda muitos anos de conflito intenso entre as partes caso as negociações não deem certo.
“Agora, acredito que haja uma consciência por parte de ambos os líderes de que existe uma janela de oportunidades”, disse Mitchell. “Este é um momento na história em que permanece a possibilidade de se alcançar uma solução, que é tão essencial para a paz integral na região que as alternativas para ambos os líderes e os membros de suas sociedades colocam as dificuldades e os grandes problemas no futuro.”
Autoridades próximas às negociações dizem que é difícil ser otimista sobre um acordo de paz imediato, mas comemoram que os líderes tenham aceitado se encontrar novamente após um ano e meio de silêncio. Embora não esperem que os dois lados cheguem a um acordo nesta semana, os EUA acreditam que, após a conversa que começa nesta quinta-feira em Washington, seja estabelecido um segundo round de conversações em um futuro próximo, em outro local. A ideia é que o contato entre israelenses e palestinos dependa cada vez menos da mediação americana.
Prévias - O presidente amerciano se reunirá nesta quarta-feira com o Netanyahu e Abbas para preparar as primeiras conversas de paz diretas após 20 meses. Apesar de as negociações estarem programadas para serem retomadas na quinta-feira, com uma reunião de três lados, Obama quis preparar antecipadamente o terreno com conversas com os líderes da região, além de um jantar, ao qual se unirá o representante do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair.
Obama está profundamente envolvido no processo, já que conquistar um acordo é uma das principais metas de sua administração em política externa.





Comentários