Ásia

Coreia do Norte interrompe preparação para lançar foguete

Lançamento estava previsto para o período entre 10 e 22 de dezembro

Estação de lançamento do foguete na Coreia do Norte

Estação de lançamento do foguete na Coreia do Norte (Pedro Ugarte/AFP)

A Coreia do Norte interrompeu todos os preparativos para lançar um foguete de longo alcance em suas instalações no nordeste do país, informou uma fonte sul-coreana à agência Yonhap News neste domingo. A nótícia vem depois de a Coreia do Norte indicar no sábado que estava estudando a possibilidade de adiar o lançamento devido a problemas técnicos. Inicialmente, o lançamento estava previsto para o período entre 10 e 22 de dezembro.

A Comissão Coreana para a Tecnologia Espacial afirmou que seus cientistas e engenheiros estavam avaliando seriamente a possibilidade de reajustar o período de lançamento. Os dirigentes norte-coreanos tinham a intenção de lançar um foguete para colocar em órbita um satélite civil, depois da análise dos erros cometidos durante um lançamento anterior em abril, que terminou num rotundo fracasso.

A Coreia do Sul, assim como os Estados Unidos, Japão, Rússia e inúmeros estados ocidentais acusam o regime norte-coreano de querer, na realidade, realizar um novo teste de míssil balístico, indo contra as resoluções da ONU.

Leia também:
Coreia do Norte afirma ter míssil capaz de atingir os EUA 
Coreia do Norte instala segunda parte de foguete

(Com AFP)

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados