Tarja Eleições nos EUA 2012

Estados Unidos

Illinois realiza primárias republicanas nesta terça-feira

Romney está na frente com 15 pontos de vantagem em relação a Santorum

Eleitores republicanos depositam voto em cabine de votação improvisada em lavanderia de Illinois

Eleitores republicanos depositam voto em cabine de votação improvisada em lavanderia de Illinois (Jim Young / Reuters)

Os eleitores republicanos se dirigem nesta terça-feira à eleição primária do partido em Illinois para eleger o candidato presidencial que enfrentará o presidente Barack Obama nas eleições de novembro. As urnas abriram às 6h locais (8h de Brasília) com o moderado e multimilionário ex-governador de Massachussetts Mitt Romney como favorito para levar a vitória.

Os 54 delegados concedidos por esse estado do norte dos Estados Unidos, feudo político de Obama, impulsionarão o vencedor em direção aos 1.144 necessários para obter a indicação presidencial na Convenção republicana, que será realizada em agosto. Segundo o instituto de pesquisas Public Policy Pollin, "Mitt Romney se dirige a uma vitória em Illinois", com uma vantagem de 15 pontos em relação ao seu principal rival, Rick Santorum.

O ex-senador ultraconservador Rick Santorum, que ganhou 10 das 31 primárias e caucus realizados até agora, ainda acredita que tem chances de vencer em Illinois. Santorum, próximo ao Opus Dei, espera obter o apoio de evangélicos e da ala mais conservadora do partido para conquistar uma vitória e ganhar impulso antes das primárias em Louisiana (sul), no dia 24 de março, e das de Maryland (leste) e Washington DC, no dia 3 de abril.

Romney gastou milhões em publicidade em Illinois com avisos contra Santorum, a quem chama de "um peso leve" da economia e um "insider" dos círculos políticos de Washington que votou contra seus princípios no passado. Também competem, embora sem grandes chances, o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich e o congressista Ron Paul.
 

Entenda como ocorre o processo de eleições dos EUA

1 de 5

O que ocorre em um caucus?

Os eleitores registrados pelos partidos em uma seção eleitoral se reúnem em um local determinado. Os representantes de cada candidato fazem um breve discurso, expondo seus pontos de vista. Nos caucus republicanos, em seguida começa a votação, que pode ser feita até com pedaços de papel. Os votos são contados e o porcentual de cada candidato equivale o número de delegados da zona eleitoral que ele ganha. Os caucus democratas são um pouco mais complexos: após os discursos, os eleitores se dividem em grupos. Grupos pequenos demais são obrigados a se desfazer e seus integrantes a escolher outra opção. Em seguida, baseado no número de membros de cada grupo de apoio, define-se quantos delegados da zona eleitoral vão para cada candidato. Os caucus são realizados em 15 estados nos EUA. Nos demais, os candidatos são escolhidos por meio de primárias.          

(Com agência France-Presse)

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados