Tarja para o tema dos aiatolás 2

Irã

Cientista nuclear iraniano morre em atentado a bomba

Carro de Mustafa Ahmadi Roshan explodiu em ataque realizado nos arredores da Universidade de Teerã; governo do país acusa Israel

Policial do Irã patrulha local da explosão que matou cientista nuclear do país

Carro do cientista ficou parcialmente destruído após explosão (Reuters)

O cientista nuclear iraniano e professor universitário Mustafa Ahmadi Roshan, de 32 anos, morreu nesta quarta-feira após uma bomba explodir em seu carro no norte de Teerã, informou a imprensa local.

A bomba, cuja explosão feriu outras duas pessoas no bairro de Seyed Khandan, próximo à universidade, foi colocada no veículo por um indivíduo que viajava em uma motocicleta, contaram testemunhas citadas pela cadeia "Press TV". Roshan, professor da Universidade Tecnológica de Teerã, supervisionava a usina de enriquecimento de urânio de Natanz, na província de Isfahan.

Acusação - Como era de se esperar, o governo do Irã atribuiu os ataques aos serviços secretos israelenses. "Israel é responsável por este atentado, o método se parece com o utilizado nos atentados contra os cientistas nucleares iraniano", declarou o vice-governador Safal Ali Baratloo.

Programa nuclear - O atentado acontece em um momento em que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, visita países da América Latina com o objetivo de fortalecer os laços com governantes que mantêm um discurso hostil em relação aos Estados Unidos, justo quando o Ocidente aumenta a pressão sobre o Irã para que abandone o seu controverso programa nuclear.

Atentados -
A morte de Roshan acontece um ano depois do falecimento de Majid Shahriari, um famoso cientista nuclear iraniano, em outro atentado a bomba. Outros cientistas iranianos supostamente vinculados à agenda nuclear de Teerã já foram alvo de atentados. O cientista e professor universitário Massoud Ali Mohammadi morreu em um ataque similar, em janeiro de 2010, em Teerã.

(Com agência EFE e France-Presse)

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados