Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

‘Causa de falha em 787 pode nunca ser descoberta’, admite Boeing

Após testes complexos, a empresa informou que não conseguiu encontrar as reais causas das últimas falhas apresentadas por seu 'avião dos sonhos'

Por Da Redação
22 abr 2013, 17h08

A fabricante americana de aviões Boeing não conseguiu identificar a causa das falhas que fizeram os Dreamliner 787 permanecerem em solo ao redor do mundo desde janeiro deste ano. Apontados como um dos modelos mais luxuosos da empresa, os aviões haviam apresentado problemas nas baterias de íons de lítio. Para se adequar às normas impostas pela Administração Federal de Aviação (FAA, em inglês), a companhia substituirá as peças por outras com novo sistema de refrigeração e ventilação.

“É possível que nós nunca saibamos a causa dessa falha”, informou o gerente geral da linha 787 da Boeing, Larry Loftis. “Não é incomum não encontrar nenhuma evidência dos problemas. Então, a melhor alternativa para a indústria é olhar cuidadosamente para todos os possíveis erros e adequá-los”, completou o representante.

Troca das baterias – A expectativa da empresa é colocar os seus aviões para voar já nas próximas semanas. As novas baterias levarão cinco dias para serem instaladas em cada aeronave, e a prioridade será dada às companhias que receberam a frota em primeiro lugar. Dessa forma, os modelos comercializados com a japonesa All Nippon Airlines iniciarão o processo.

A corporação asiática foi inclusive uma das primeiras a sofrer com as panes nos Dreamliner 787. Em 15 de janeiro, um avião precisou fazer um pouso de emergência após a bateria soltar fumaça em pleno voo. No dia 7 do mesmo mês, uma aeronave da Japan Airlines deixou as autoridades em alerta depois de sofrer com um incêndio durante uma escala em Boston.

Planos – Mesmo com as recentes panes nos aviões 787, a Boeing mantém planos ambiciosos para este ano. A empresa continuará produzindo cinco destes aviões por mês e espera aumentar este número para dez até dezembro de 2013. A companhia também designou 300 técnicos para a troca das baterias e tranquiliza os clientes com a volta das aeronaves para os aeroportos. “Fizemos um exaustivo estudo e listamos todas as potenciais falhas desta série. Com o trabalho que fizemos, nós vamos eliminar qualquer tipo de problema”, pontuou Loftis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.