Internacional
« voltarEUA
Burris é barrado por senadores
06/01/2009 21:47
Com agências Reuters e France-Presse
O indicado pelo governador de Illinois para substituir o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, não foi aceito no Senado nesta terça-feira, após um secretário da Casa considerar que ele tinha credenciais incompletas para o cargo.
Roland Burris, indicado pelo governador Rod Blagojevich envolvido em um escândalo de corrupção -, disse que não quis confrontar a decisão que o impediu de participar da primeira sessão de 2009. "Não estou preocupado, porque a nomeação é legal", disse aos jornalistas, acrescentando que consultará seus advogados para determinar qual será o próximo passo.
Um de seus advogados, Tim Wright, comentou que a rejeição de seu cliente pelo Senado é "ilegal" e pretende levar o caso à Justiça. Não existe lei que impeça a nomeação de Burris. Há apenas uma decisão da Suprema Corte, de 1969, relativa à Câmara dos Representantes, que estipula que os parlamentares não têm o poder de expulsar qualquer um de seus membros eleitos, desde que esteja qualificado para o posto.
O escândalo - O governador de Illinois foi detido em dezembro sob acusações de tentar vender o assento deixado por Obama. Blagojevich negou as acusações e na semana passada nomeou Burris, negro, de 71 anos, ex-procurador-geral estadual, para a vaga do presidente eleito, que até então era o único negro no Senado.
"Nenhuma pessoa designada pelo governador Blagojevich pode representar Illinois, ou ser considerada pela bancada democrata", disse o chefe da maioria democrata no Senado, Harry Reid. O próprio Obama se pronunciou contra a designação de seu sucessor por parte de Blagojevich.
Burris "é uma pessoa de bem e um competente servidor estadual, mas os democratas do Senado disseram claramente há várias semanas que não poderiam aceitar uma nomeação por parte de um governador acusado de querer vender essa mesma vaga de senador", declarou Obama.
LINKS RELACIONADOS
- • Em VEJA de 17/12/2008 | O PRIMEIRO ESCÂNDALO
Mais notícias
- (14/06/2009) • Oriente Médio | Israel diz que aceitaria criação de um Estado palestino desmilitarizado
- (14/06/2009) • Irã | Ahmadinejad diz que eleição foi limpa e ironiza protestos contra sua vitória
- (14/06/2009) • Irã | Candidato derrotado em eleição pede anulação de resultado
- (14/06/2009) • Irã | Candidato reformista derrotado pede oposição pacífica
- (14/06/2009) • Irã | Oposição denuncia prisão de líderes após eleição
- (14/06/2009) • Entrevista | "A vitória é estar vivo"
- (14/06/2009) • Cidades | Times Square para pedestres
- (13/06/2009) • Irã | Em meio a protestos, presidente declara vitória e diz que eleições foram limpas
- (13/06/2009) • Irã | Ahmadinejad: um presidente polêmico
- (13/06/2009) • Entrevista | Crise não assusta Gay Talese
- (12/06/2009) • Eleição no Irã (infográfico) | Apuração parcial mostra vantagem de Ahmadinejad
- (12/06/2009) • Tragédia do voo 447 | Primeiras peças recolhidas não têm marcas de fogo
- (12/06/2009) • Coreia do Norte | ONU aprova endurecimento das sanções
- (12/06/2009) • Internacional | Bric prepara sua 1ª cúpula em busca de força no cenário mundial
- (12/06/2009) • Grã-Bretanha | Margaret Thatcher é internada após acidente
- (12/06/2009) • Tragédia do voo 447 | Especialista afirma que sistema de caixas-pretas é obsoleto
- (12/06/2009) • Tragédia do voo 447 | Perícia preliminar reforça hipótese de que avião da Air France se partiu
- (12/06/2009) • Tragédia do voo 447 | Franceses vêm ao Brasil para analisar destroços do A330
- (12/06/2009) • Tragédia do voo 447 | Air France questiona suspeita sobre sensor do Airbus
- (12/06/2009) • Eleição no Irã (infográfico) | Presença nas urnas é grande nesta sexta
COLUNISTAS
Blog
Reinaldo Azevedo
Meu pessimismo não é maior que a minha desconfiança dos grandes gestos de nobreza.
De Paris
Antonio Ribeiro
O clássico do futebol carioca foi a analogia que Lula achou para falar sobre o caso.
CONTEXTO
|
Em profundidade |
|
Conheça o país |
|
Conheça o país |
|
Cronologia |
|
Conheça o país |
COPYRIGHT ©
Editora Abril S.A.
Todos os direitos
reservados





