03/07/2009 - 13:01
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Protestos no Irã

Britânicos serão julgados por participar de manifestações

O aiatolá Ahmad Jannati

O aiatolá Ahmad Jannati (AFP)

O Irã anunciou nesta quinta-feira que irá julgar dois funcionários da embaixada britânica no país por terem "incitado e participado" das manifestações contra os resultados supostamente fraudados das eleições presidenciais em 12 de junho.

Na última semana, nove funcionários britânicos foram detidos e desses, sete já foram liberados. O aiatolá Ahmad Jannati, o chefe do Conselho dos Guardiões, um poderoso organismo que está acima do governo, afirmou que como os dois britânicos que continuam detidos confessaram ter participado dos protestos, eles devem ser julgados.

Os países da União Europeia convocaram, nesta sexta-feira, seus embaixadores no Irã para protestar contra a prisão dos funcionários britânicos. Um porta-voz da chancelaria de Londres declarou que as autoridades do país estão preocupados com essa decisão e irão investigar o assunto.

Jannati fez questão de ressaltar a suposta importância que a embaixada britânica teve nos protestos contra o presidente reeleito, Mahmud Ahmadinejad.
 

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados