Internacional
Marketing
Benetton retira fotomontagem do Papa beijando um imã
O Vaticano condenou "uso sem autorização e manipulador" da imagem
Papa Bento XVI e Ahmed Mohamed el Tayeb (Divulgação)
O grupo italiano Benetton anunciou nesta quarta-feira a decisão de retirar de circulação uma campanha publicitária mostrando o Papa beijando na boca um imã, dizendo-se "desolado com o fato de a utilização da imagem ter chocado tanto a sensibilidade dos fiéis". A campanha, que estampou em outdoors fotomontagens mostrando também beijos calorosos entre Nicolas Sarkozy e Angela Merkel, entre Barack Obama e Hugo Chávez, e entre Mahmud Abbas e Benjamin Netanyahu, causou alvoroço ao redor do mundo.
"Lembramos que o sentido desta campanha é exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em comunicado, um porta-voz do grupo.
A decisão da Benetton acontece logo depois de o Vaticano condenar o "uso sem autorização" e "manipulador" da imagem do Papa, dizendo que é algo "inaceitável" e sugerindo que pode haver um processo legal contra a companhia. "Foi um grave desrespeito ao papa, uma ofensa contra os sentimentos dos fieis e um claro exemplo de como uma publicidade pode violar as regras básicas do respeito para chamar atenção por meio de uma provocação", diz um comunicado divulgado pelo Vaticano.
(Com agência France-Presse)
Leia também
Temas
Europa
Religião
Vaticano e o papa




Comentários
Ana Cordeiro
A Benetton perdeu uma grande oportunidade de realizar uma campanha oportuna, mas esbarrou no mau gosto e no desrespeito à crenças e instituições. Não se trata de homofobia, como muitos irão bradar, mas sim de limites nas campanhas publicitárias. Ao tentar inovar, a Benetton ofendeu países, crenças, instituições e também pess(..)
17.11.2011
| Ler Mais
Marcos
Está caindo a máscara deste movimento, acusam as pessoas de ódio e preconceito usando de manipulação e mentira. Vão mesmo querer se impor no mundo se a maioria das pessoas são de caráter conservador? Obrigar na marra as pessoas a aceitarem criminalizando-as? Quem são os intolerantes? Minha opnião e expressão aqui nesse come(..)
17.11.2011
| Ler Mais
Godofredo
Benetton antigamente conseguia acertar a dose de provocação nos seus anúncios, mas depois de colocar assassinos na sua campanha eles vem ficando cada vez pior. Ta na hora de trocar essa essa estrategia de marketing que já ficou chata faz tempo.
17.11.2011
Cildo Menezes
Propaganda de mal gosto, essa gente pra ganhar visibilidade e dinheiro, usam de idiotice e mediocridade... Repudio!
17.11.2011
José de Ribamar
As duas imagens do Obama beijando Hugo Chaves, é montagem, mas o Papa beijando o Imã islamita, não é montagem de cena. No momento em que Judas utilizou o beijo como senha para trair Jesus Cristo, nossa história tem momentos hilarirantes de beijos de traidores. Nos primeiros momentos da Igreja Cristã, o beijo era usado como c(..)
16.11.2011
| Ler Mais
fernandes
Se esse tal Benetton não tem outra coisa para fazer, vai carregar agua em balde furado.
16.11.2011