Internacional
« voltarOriente Médio
Israel vai criar "corredor humanitário" em Gaza
06/01/2009 14:58
Com agência Reuters
Israel vai criar um "corredor humanitário" para a Faixa de Gaza, disse o gabinete do primeiro-ministro Ehud Olmert na madrugada desta quarta-feira (horário local), depois de agências humanitárias se queixarem das crescentes dificuldades para os cerca de 1,5 milhão de palestinos que habitam a região.
As forças terrestres de Israel, que invadiram o território no sábado sob a justificativa de impedir militantes islâmicos de dispararem foguetes, dividiram a Faixa de Gaza em duas partes e sitiaram seus principais centros urbanos.
Em nota, o governo de Israel disse que o corredor era uma recomendação dos chefes militares e garantirá acesso periódico a várias partes de Gaza para permitir o abastecimento básico dos palestinos.
O porta-voz Mark Regev disse que a medida é "um status especial para permitir a transferência de pessoas, alimentos e remédios", e que será implementada a partir de quarta-feira.
Ataque à escola - Pelo menos 30 palestinos, incluindo crianças, morreram após um ataque israelense a uma escola dirigida pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Faixa de Gaza, nesta terça-feira. Um tanque realizou dois disparos próximos ao local, lançando estilhaços sobre pessoas que estavam dentro e fora do prédio. Segundo a ONU, ainda foram feridas 55 pessoas.
A escola, localizada no campo de refugiados de Jabaliya, vinha sendo utilizada como abrigo pelos palestinos que haviam deixado suas casas desde o início da ofensiva israelense, em 27 de dezembro.
As imagens das redes de televisão no local mostram os corpos no chão pouco após os disparos. Os feridos foram levados a dois hospitais. Segundo os médicos do hospital Kamal Adwan, pelo menos 30 pessoas no atendimento; dez teriam morrido no hospital al-Shifa.
Esconderijo - Os médicos esperam que o número de mortos e de feridos continue a subir. Israel ainda não comentou o incidente, mas já acusou militantes do Hamas de utilizarem escolas, mesquitas e residências de civis como esconderijo.
Trata-se do segundo prédio sob direção das Nações Unidas atacado por Israel. Na noite de segunda-feira, três rapazes palestinos da mesma família, todos civis, morreram vítimas de um bombardeio à escola de Asma, no campo de refugiados de Chati. Ao menos 450 pessoas estavam no local para se abrigar dos ataques.
Uma outra escola também foi atingida na manhã desta terça-feira em Khan Yunes, a maior cidade ao sul da Faixa de Gaza. Duas pessoas morreram.
Segundo a rede britânica BBC, o número de mortos desde o início dos ataques chega a 600. Somente nesta terça, teriam morrido 70 palestinos e cinco soldados israelenses.
LINKS RELACIONADOS
- • Em VEJA desta semana | Israel ataca Gaza: a guerra dos quatro dias
- • Perguntas & Respostas | O que motivou o ataque de Israel a Gaza?
- • Em Profundidade | As origens do conflito entre israelenses e palestinos
Mais notícias
- (14/06/2009) • Oriente Médio | Israel diz que aceitaria criação de um Estado palestino desmilitarizado
- (14/06/2009) • Irã | Ahmadinejad diz que eleição foi limpa e ironiza protestos contra sua vitória
- (14/06/2009) • Irã | Candidato derrotado em eleição pede anulação de resultado
- (14/06/2009) • Irã | Candidato reformista derrotado pede oposição pacífica
- (14/06/2009) • Irã | Oposição denuncia prisão de líderes após eleição
- (14/06/2009) • Entrevista | "A vitória é estar vivo"
- (14/06/2009) • Cidades | Times Square para pedestres
- (13/06/2009) • Irã | Em meio a protestos, presidente declara vitória e diz que eleições foram limpas
- (13/06/2009) • Irã | Ahmadinejad: um presidente polêmico
- (13/06/2009) • Entrevista | Crise não assusta Gay Talese
- (12/06/2009) • Eleição no Irã (infográfico) | Apuração parcial mostra vantagem de Ahmadinejad
- (12/06/2009) • Tragédia do voo 447 | Primeiras peças recolhidas não têm marcas de fogo
- (12/06/2009) • Coreia do Norte | ONU aprova endurecimento das sanções
- (12/06/2009) • Internacional | Bric prepara sua 1ª cúpula em busca de força no cenário mundial
- (12/06/2009) • Grã-Bretanha | Margaret Thatcher é internada após acidente
- (12/06/2009) • Tragédia do voo 447 | Especialista afirma que sistema de caixas-pretas é obsoleto
- (12/06/2009) • Tragédia do voo 447 | Perícia preliminar reforça hipótese de que avião da Air France se partiu
- (12/06/2009) • Tragédia do voo 447 | Franceses vêm ao Brasil para analisar destroços do A330
- (12/06/2009) • Tragédia do voo 447 | Air France questiona suspeita sobre sensor do Airbus
- (12/06/2009) • Eleição no Irã (infográfico) | Presença nas urnas é grande nesta sexta
COLUNISTAS
Blog
Reinaldo Azevedo
Meu pessimismo não é maior que a minha desconfiança dos grandes gestos de nobreza.
De Paris
Antonio Ribeiro
O clássico do futebol carioca foi a analogia que Lula achou para falar sobre o caso.
CONTEXTO
|
Em profundidade |
|
Conheça o país |
|
Conheça o país |
|
Cronologia |
|
Conheça o país |
COPYRIGHT ©
Editora Abril S.A.
Todos os direitos
reservados





