Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Sergio Pininfarina: designer da elegância automobilística

Por Da Redação
3 jul 2012, 20h33

Sergio Pininfarina, que morreu na noite desta segunda-feira, aos 85 anos, alcançou o ápice do design automobilístico mundial criando com estilo e elegância carrocerias para as maiores montadoras do planeta. Nasceu no dia 8 de setembro de 1926, em Turim, e sucedeu o pai, Giovanni Pininfarina, à frente da oficina que fundou em 1930, especializada em cupês chiques e rápidos para empresas como Alfa Romeo, Lancia e Hispano-Suiza, e, depois da guerra, para as americanas Dodge e General Motors.

À frente da empresa desde 1961, deu à marca Pininfarina o reconhecimento mundial, ao desenhar as linhas de dezenas de carros que se tornaram sucessos de vendas. Sempre na vanguarda no quesito aerodinâmica, dotou a empresa de ventiladores ultramodernos e ferramentas digitais em 1982.

Leia também:

Leia também: Alguns dos mais famosos modelos criados por Sergio Pininfarina

Continua após a publicidade

A oficina colaborou com todas as marcas de automóveis mundiais, principalmente as japonesas, como Honda e Mitsubishi, com a qual desenvolveu o conceito SUV (Sport Utility Vehicle). Com a francesa Peugeot, a colaboração se estendeu por meio século, já que a Pininfarina foi associada ao desenho dos modelos 403 e 404, dos sedãs 404 e 504, e dos conversíveis 205 e 306.

Sergio Pininfarina colaborou com a Ferrari a partir de 1952, e criou carros lendários, como a Ferrari Testarossa e os modelos Daytona, Dino e 308 GTB. Durante 42 anos, foi membro do conselho administrativo da marca.

Graduado em engenharia mecânica no renomado Politécnico de Turim, comandou por muitos anos a Ferrari, tornando-a sinônimo de elegância e estilo, combinando inovação tecnológica e beleza. Ao longo dos anos, o centro de design Pininfarina criou, segundo seu fundador, mais de mil modelos, dos quais 250 tiveram uma produção superior a 30 milhões de veículos.

Continua após a publicidade

O sucesso permitiu à empresa ser lançada em bolsa em 1986 e comprar o ex-centro de engenharia francês Matra em 2003. Mas a crise econômica se fez sentir no setor, e o grupo abandonou a atividade de produção de veículos para montadoras em outubro, mantendo as atividades de design, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, principalmente no setor de veículos elétricos.

Membro do partido liberal italiano, deputado europeu entre 1979 e 1984, e presidente da Confindustria entre 1988 e 1992, Sergio Pininfarina foi nomeado senador vitalício em 2005.

O empresário teve três filhos. Andrea, que o substituiu no comando da empresa em 2002, morreu em um acidente de trânsito no dia 7 de agosto de 2008, aos 51 anos.

Continua após a publicidade

“A Itália perde um de seus embaixadores de maior prestígio”, disse Harald Wester, dono da Maserati, enquanto o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, lamentou a morte de “um gênio do ‘Made in Italy'”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.