- Atualizado em

  • Voltar ao início

  • Todas as imagens da galeria:


"Estamos planejando os jogos com o Brasil há mais de um ano, como uma parte fundamental de nossa preparação para 2014", disse um dirigente da FA

A Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira que a seleção inglesa vai disputar dois amistosos contra o Brasil no próximo ano, sendo o primeiro no dia 5 de fevereiro, no Estádio de Wembley - mesmo local onde a seleção olímpica brasileira foi derrotada pelo México na decisão da medalha de ouro dos Jogos de Londres-2012. O duelo, que ainda não foi confirmado oficialmente pela CBF, abrirá as comemorações dos 150 anos de fundação da FA. De acordo com a entidade, as seleções da Inglaterra e do Brasil voltarão a se enfrentar em junho de 2013, provavelmente no Rio de Janeiro. O calendário da Fifa tem uma data para amistosos em 4 de junho, onze dias antes do início da Copa das Confederações, no dia 15. O jogo, portanto, serviria como um bom teste para o Brasil antes da disputa do torneio, considerado um ensaio geral para o Mundial de 2014.

Blog da Copa: Vem aí um teste de verdade para a seleção, contra a Espanha

A Inglaterra pretende disputar um outro amistoso em junho na América do Sul, mas o adversário desse segundo compromisso ainda não está definido. "Estamos muito satisfeitos com a presença da seleção brasileira para abrir as celebrações do aniversário de 150 anos da FA em Wembley", disse Adrian Bevington, diretor de comunicação da entidade. "O ano que vem será marcante para a FA e esse calendário de grandes jogos da Inglaterra, além da realização da final da Liga dos Campeões da Europa em Wembley, será uma parte importante das celebrações". O dirigente ressaltou a importância de realizar amistosos contra a seleção brasileira: "Como a nação mais bem sucedida do futebol, com grandes jogadores e muitos fãs, será fantástico abrir um ano importante na história do futebol inglês contra um adversário como o Brasil", disse.

Leia também:

Leia também: Mano aprova a 'raiva gostosa' da seleção depois das vaias em SP

A agenda da seleção

Brasil x Argentina

19 de setembro, em Goiânia

Argentina x Brasil

3 de outubro, em Resistencia, Argentina

Brasil x Japão

16 de outubro, em Wroclaw, Polônia

Inglaterra x Brasil

5 de fevereiro, em Londres, Inglaterra

Bevington avaliou que enfrentar o Brasil e atuar na América do Sul serão situações importantes na preparação da seleção inglesa para a Copa do Mundo de 2014. "Estamos planejando os jogos com o Brasil há mais de um ano, como uma parte fundamental de nossa preparação para 2014", disse. "Nossos jogadores não têm qualquer experiência de jogar na América do Sul e sem dúvida será benéfico para a equipe viajar e jogar no Brasil um ano antes da Copa". A Inglaterra disputou seus dois primeiros jogos nas Eliminatórias para a Copa nos últimos dias, com vitória sobre a Moldávia (5 a 0), na sexta, e empate com a Ucrânia (1 a 1), na terça. Enquanto isso, a seleção brasileira disputava dois amistosos, com vitórias sobre África do Sul (1 a 0), na última sexta, e China (8 a 0), nesta segunda. A equipe volta a entrar em campo na próxima quarta, em Goiânia, quando enfrentará a Argentina, pelo Superclássico das Américas.

Leia também:

Leia também: Seleção terá Luís Fabiano e Bernard nos jogos contra Argentina

Desafios - Depois das duas partidas contra os argentinos, com uma equipe formada só por jogadores que atuam no Brasil, a seleção viaja para a Polônia, em 16 de outubro, para um amistoso contra o Japão - equipe que virá ao Brasil para a disputa da Copa das Confederações. A próxima data para amistosos internacionais é 14 de novembro - e, de acordo com o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, o objetivo é arrumar um adversário bem mais forte que China e África do Sul. O dirigente pretende conseguir uma seleção campeã do mundo - Espanha e Itália são cotadas -, mas o jogo aconteceria bem longe da torcida brasileira, no Catar. Além das datas para amistosos no calendário da Fifa, a seleção pode encaixar outras partidas de preparação nas datas reservadas aos jogos de Eliminatórias. Nesse caso, porém, seria preciso achar times que estão de folga na agenda oficial.

(Com Agência Estado)

TAGs:
CBF
Seleção Brasileira de Futebol
Copa do Mundo
Copa das Confederações