Mais Lidas

  1. Justiça bloqueia bens do senador Lindbergh Farias

    Brasil

    Justiça bloqueia bens do senador Lindbergh Farias

  2. Temer monta seu governo: “Quero entrar para a história”

    Brasil

    Temer monta seu governo: “Quero entrar para a história”

  3. Lula sempre ganhou mensalinho da OAS, diz empreiteiro

    Brasil

    Lula sempre ganhou mensalinho da OAS, diz empreiteiro

  4. A miss-bumbum e o clima de fim da festa no Planalto

    Brasil

    A miss-bumbum e o clima de fim da festa no Planalto

  5. Felipe Melo entra de sola e detona comentarista Neto

    Esporte

    Felipe Melo entra de sola e detona comentarista Neto

  6. Petrolão atinge cúpula do PT no Senado

    Brasil

    Petrolão atinge cúpula do PT no Senado

  7. Pizzolato: de diretor do Banco do Brasil a auxiliar de pedreiro

    Brasil

    Pizzolato: de diretor do Banco do Brasil a auxiliar de pedreiro

  8. Irmãs tramam pelo WhatsApp assalto ao próprio pai no interior de São Paulo

    Brasil

    Irmãs tramam pelo WhatsApp assalto ao próprio pai no interior de...

Por que Messi é um craque

Por: Silvio Nascimento - Atualizado em

lionel-messi-craque-AFP.jpg
Lionel Messi, melhor jogador do mundo e bicampeão mundial com o Barcelona(AFP/VEJA)

Gênio, melhor que Maradona, novo Pelé. O argentino Lionel Messi é o nome do momento, tem marcado muitos gols, a maioria com muita habilidade. Às vésperas da Copa no Brasil, tem tudo para explodir, mas ainda está longe de ser comparado a Pelé. Aos 24 anos - com essa idade Pelé já era bicampeão mundial, maior astro do Santos e um dos maiores nomes do futebol -, o atacante do Barcelona encanta por reunir as qualidades imprescindíveis a um craque. Resta usar todo o seu arsenal contra os adversários em seu terceiro Mundial, em que terá pela frente seleções muito mais fortes que as equipes do campeonato espanhol.

E não falta quem reconheça seu potencial. Maradona disse ao jornal Clarín que a "polêmica Maradona-Pelé acabou: o maior de todos é Messi". A VEJA.com, dois dos maiores nomes do futebol também não economizaram elogios: Ronaldo, maior artilheiro em Copas, diz que a maneira como o argentino conduz a bola próxima do corpo é excepcional. E Pelé, o maior de todos, sim, decreta: "Messi é um grande jogador porque reúne visão de jogo, controle de bola e muita velocidade com a bola no pé. É um craque."

Messi traz características de pelo menos quatro dos grandes jogadores que encantaram o planeta: é rápido e preciso como Zico, tem arranque mortal como Ronaldo Fenômeno (também nos tempos de Barcelona), a ginga e habilidade de Maradona, e é oportunista e se coloca bem dentro da área como fez com muita competência outro baixinho, Romário. A seguir, as comparações em vídeos:

As qualidades do craque

Tabela
Video Video

///////////// Rapidez e precisão

Zico pressentia uma jogada e sempre estava mais que atento a uma bola que sobrasse para o chute. Tinha grande capacidade de disparar fortes tiros mesmo em pequeno espaço quase sem tomar distância. Messi, como o brasileiro, consegue bater firme praticamente sem alterar a passada.

///////////// Arranque e condução da bola

Ronaldo não cansa de falar para os atuais companheiros de Corinthians que Messi conduz a bola muito próximo do corpo e assim tem total controle nas arrancadas, escapando com facilidade dos adversários. Como Ronaldo fazia nos tempos de Barcelona, ao partir em velocidade o destino é só o gol.

Video Video

///////////// Ginga e habilidade

É incrível a semelhança entre os gols de Maradona e Messi. A marca está aí, clara: a ginga aliada à habilidade não só mantém a bola longe dos marcadores como ainda tira da jogada outros adversários. A finalização é a assinatura de mestre: um toque para deslocar o goleiro.

Video Video

///////////// Oportunismo e colocação

Messi e Romário não só exibem habilidade com a bola nos pés como têm imensa capacidade de se posicionar bem dentro da área e grande senso de oportunismo. Ambos têm altura declarada de 1,69 metro e provam que colocação é tudo: marcam gols de cabeça, apesar de baixa estatura.

Video Video
TAGs:
Mundial de Clubes
FC Barcelona
Lionel Messi