Esporte

Esporte
Olympique e Basel vencem nas oitavas da 'Champions'
O Olympique de Marselha e o Basel surpreenderam ao vencer, ambos por 1 a 0, diante de adversários considerados favoritos, a Inter de Milão e o Bayern de Munique, respectivamente, nesta quarta-feira na ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.
Empurrado por sua fanática torcida no estádio Vélodrome, o time de Marselha só anotou o gol da vitória no último minuto dos acréscimos, quando o ganês André Ayew subiu mais alto que o zagueiro Lúcio para mandar a bola para as redes de cabeça, após uma cobrança de escanteio, sem chances para o goleiro Júlio César.
Os franceses tiveram sua primeira chance na partida aos 30 do primeiro tempo, mas o atacante brasileiro Brandão se atrapalhou com um companheiro de equipe, o zagueiro Souleymane Diawara, enquanto estava livre na pequena área após cobrança de falta do meia Mathieu Valbuena.
Os italianos buscavam o contra-ataque e o uruguaio Diego Forlán mostrou-se muito ativo na ponta do ataque 'nerazzuro'.
Mesmo assim, o goleiro do Olympique, Steve Mandada, praticamente não teve trabalho.
Depois do intervalo, os comandados do técnico Didier Deschamps partiram para cima, mas faltou criatividade para furar a retranca da Inter.
O jogo começou a ficar violento e o juiz Cuneyt Çakir distribuiu cartões amarelos para três jogadores do time italiano, o argentino Mauro Zárate, o sérvio Dejan Stankovic e o romeno Cristian Chivu.
A partida continuava fraca e se encaminhava para um 0 a 0 sonolento, quando Ayew levou a torcida ao delírio com seu gol de cabeça marcado nos acréscimos.
"Fizemos um gol no momento em que não tinha mais tempo para a reação do adversário. Este tipo de resultado costuma beneficiar equipes italianas, mas desta vez, foi em nosso favor. É uma grande satisfação para meus jogadores, que precisam acumular experiência", comemorou o técnico do Olympique, Didier Deschamps, após a partida.
Na Suíça, o Basel balançou as redes no fim da partida, com um gol marcado por Valentin Stocker aos 41 do segundo tempo.
Os alemães pressionaram na primeira etapa, mas a equipe local resistiu com uma defesa bem plantada e no segundo tempo assumiu a iniciativa, ameaçando o gol de Manuel Neuer.
Para o Bayern, Mario Gómez, o francês Franck Ribéry e o holandês Arjen Robben criaram algumas situações de perigo diante do goleiro local Yann Sommer, que teve brilhante atuação na partida.
"Foi um jogo muito difícil, o Bayern nos fez correr muito. Derrotamos duas das melhores equipes do mundo aqui (a primeira foi o Manchester United na fase de grupos). É algo incrível para um time suíço", declarou Sommer, visivelmente emocionado.
Aos sete minutos da etapa final, Alexander Frei chegou com extremo perigo ao gol do Bayern, mas a zaga alemã aliviou no último segundo.
A equipe do técnico Jupp Heynckes perdeu a calma no segundo tempo, a ponto de Gómez se atirar na área para cavar um pênalti, mas o árbitro italiano Nicola Rizzoli ignorou.
Com o jogo aberto, o time suíço decidiu aos 41 minutos, quando Stocker, que havia entrado no lugar de Frei, chutou entre as pernas de Neuer após receber um passe na área.
Estes resultados deixam franceses e suíços em boa posição para as partidas de volta, no dia 13 de março.
© Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados




Comentários