Tarja - Brasileirão 2012

Futebol

No Brasileirão dos selecionáveis, craques vão jogar pouco

Campeonato começa com grande número de integrantes da seleção - o que mostra o bom nível do torneio, mas traz problemas, com repetidas ausências

Ganso em lance da partida contra o Guarani, no estádio do Morumbi, em São Paulo

Tabelinha entre Ganso e Neymar: do Santos para a seleção (Ivan Pacheco)

Durante pelo menos três semanas, times favoritos ao título, como o Santos de Neymar, o São Paulo de Lucas, o Inter de Damião e o Fluminense de Wellington Nem ficarão desfalcados no torneio

O Campeonato Brasileiro é reconhecidamente um dos mais competitivos e emocionantes do planeta - e, nesta edição de 2012, que terá início no próximo sábado, dia 19, ganhará um atrativo a mais. Há muito tempo não se vê uma competição nacional com tantos atletas de seleção brasileira defendendo os times do próprio país. Por causa da renovação iniciada pelo técnico Mano Menezes na CBF (e também pelas melhores condições financeiras dos clubes), o campeonato nacional contará com algumas das principais apostas da seleção para a Copa do Mundo de 2014, como Neymar, Ganso, Lucas e Dedé. Junto com esse privilégio, no entanto, vem um problema: como o Brasileirão não para quando a seleção entra em campo, esse campeonato cheio de selecionáveis pode, curiosamente, virar um torneio esvaziado de astros, cheio de desfalques.

O problema atingirá um nível crítico entre julho e agosto, quando o Brasil irá a Londres em busca do inédito ouro olímpico. Durante pelo menos três semanas, times favoritos ao título, como o Santos de Neymar, o São Paulo de Lucas, o Internacional de Leandro Damião e o Fluminense de Wellington Nem, seguirão na disputa sem essas peças fundamentais em seus esquemas. A estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos, diante do Egito, acontecerá no dia 26 de junho. A final será em Wembley, em 11 de agosto. Além disso, a seleção fará amistosos de preparação para a disputa olímpica. Com isso, os atletas poderão perder até 15 dos 38 jogos do campeonato - isso sem contar amistosos no segundo semestre. Logo depois da disputa olímpica, por exemplo, o Brasil joga contra a Suécia em Estocolmo. Outras partidas estão previstas para setembro, outubro e novembro, na reta final do campeonato.

Tabela: confira todos os jogos de sua equipe na disputa do Campeonato Brasileiro

Dinheiro - A 56ª edição do campeonato nacional - desde 2010, a CBF passou a considerar a Taça Brasil e o Roberto Gomes Pedrosa, disputados entre 1959 e 1970, como torneios desse tipo - promete um elevado nível técnico. Como de costume, muitas equipes iniciam o campeonato com boas chances de título, mas desta vez chama a atenção o número de jogadores de altíssimo nível envolvidos na disputa. Graças ao bom momento do mercado do futebol no país - ao mesmo tempo em que a Europa amarga uma crise financeira - os clubes brasileiros têm tido melhores condições de manter seus principais craques por um período maior (ou, em casos como o de Ronaldinho Gaúcho e Luís Fabiano, de repatriar jogadores famosos). O caso mais notório, é claro, é o de Neymar, que recusou propostas dos gigantes da Espanha e renovou seu contrato com o Santos até a disputa da Copa, em 2014.

A última vez que a seleção teve um número tão grande de jogadores que atuam no país foi justamente na última conquista de Copa pelo Brasil. Em 2002, Luiz Felipe Scolari chamou 13 jogadores de clubes locais, entre eles os titulares Marcos, Gilberto Silva e Kléberson. O Santos, maior campeão da competição - ao lado do Palmeiras, possui oito troféus, conforme os novos critérios da CBF - deverá perder três jogadores. Além de Neymar, Paulo Henrique Ganso e o goleiro Rafael são quase nomes certos na lista olímpica. O Internacional também deve ser prejudicado. Oscar e Leandro Damião têm sido chamados até para a lista principal e devem ser convocados para Londres. O São Paulo também deverá ter desfalques importantes. Além do garantido Lucas, Casemiro e William José também têm chances. O Vasco, vice-campeão em 2011, é o clube com mais atletas na pré-lista de 52 convocados: 4 atletas.

Veteranos - O atual campeão Corinthians é um dos poucos favoritos que devem escapar do problema. O zagueiro reserva Marquinhos é o único integrante da pré-lista e, mesmo assim, tem poucas chances de ser lembrado. Ralf e Paulinho são candidatos a uma convocação para a seleção principal, mas é quase impossível que sejam chamados para a Olimpíada. Além das jovens promessas, o campeonato contará com a presença de atletas consagrados, que retornaram ao país após vitoriosas passagens por clubes europeus. Ronaldinho Gaúcho, Deco, Juninho Pernambucano, Luís Fabiano, Liédson e Marcos Assunção são alguns dos destaques deste Brasileirão. Entre as novidades da competição estão os recém-promovidos Sport, Náutico, Ponte Preta e Portuguesa - essa última, campeã da Série B no ano passado, com uma campanha arrasadora. O Brasileirão se encerra no dia 2 de dezembro, após 38 rodadas. 

Seleção brasileira: plano de ação para engrenar para 2014

1 de 7

Construir o time ao redor de Neymar

O técnico conta com uma safra relativamente pobre em talentos. O Brasil tem bons jogadores, mas não está no mesmo nível das últimas décadas, quando contava com vários craques que se destacavam no futebol europeu. Resta Neymar, o único craque incontestável da atual geração. Nada melhor, portanto, que deixar claro: o time é Neymar e mais dez, e precisa ser escalado com esse princípio básico em mente. Do esquema de jogo à escolha dos coadjuvantes, tudo deve ser pensado para permitir que Neymar pratique seu melhor futebol.

 

 

Serviços

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados