São Paulo terá abertura e Rio fica com a final do Mundial

- Atualizado em

  • Voltar ao início

  • Todas as imagens da galeria:


A Federação Internacional de Futebol (Fifa) confirmou nesta quinta-feira no Comitê Executivo realizado em Zurique (Suíça) a cidade de São Paulo como a sede da abertura da Copa de 2014. Assim, o município irá receber a partida que da seleção brasileira no dia 12 de junho, às 17 horas (Brasília) - o país anfitrião é o escolhido para o primeiro jogo. A final será no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Além de São Paulo, a seleção jogará em Fortaleza, dia 17 de junho, e em Brasília, dia 23 de junho. Se conseguir a classificação em primeiro do grupo, os brasileiros jogarão as oitavas de final em Belo Horizonte, dia 28 de junho. Caso passe em segundo, a seleção jogará outra vez em Fortaleza, dia 29 de junho. São Paulo já era encarada como a grande a favorita na disputa pela abertura. A cidade tornou-se favorita depois de resolver os problemas da construção de um novo estádio, de propriedade do Corinthians, previsto para o bairro de Itaquera, na Zona Leste. São Paulo ganha a concorrência com outras cidades como Belo Horizonte e Brasília pela abertura, além de se igualar na posição de protagonista da competição ao lado do Rio de Janeiro, que vai receber a final. O novo estádio do Corinthians terá capacidade para 68.000 espectadores, sendo 20.000 lugares temporários apenas para a Copa do Mundo. O valor oficial da obra é de 820 milhões de reais - apesar da publicação de uma entrevista do presidente do Timão, Andrés Sanchez, reconhecendo que o projeto poderia superar 1 bilhão de reais Jogos - Além de São Paulo, outras 11 cidades vão receber as partidas da Copa de 2014: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. A Fifa também definiu os horários dos jogos da Copa. Na primeira fase, serão quatro horários de jogos: 13 horas, 16 horas, 19 horas e 22 horas (sempre no horário de Brasília). Nas oitavas e nas quartas de final, serão às 13 horas e às 17 horas. Nas semifinais e na disputa do terceiro lugar, às 17 horas. E a final, no dia 13 de julho, acontecerá às 16 horas. Os jogos que cada uma das 12 sedes receberá na Copa:

Rio (Maracanã) - quatro jogos da primeira fase, um das oitavas, um das quartas e a final

Brasília (Estádio Nacional) - quatro jogos da primeira fase, um das oitavas, um das quartas e a disputa do terceiro lugar

São Paulo (Itaquerão) - quatro jogos da primeira fase (incluindo a abertura), um das oitavas e um da semifinal

Belo Horizonte (Mineirão) - quatro jogos da primeira fase, um das oitavas e um da semifinal

Fortaleza (Castelão) - quatro jogos da primeira fase, um das oitavas e um das quartas

Salvador (Fonte Nova) - quatro jogos da primeira fase, um das oitavas e um das quartas

Porto Alegre (Beira-Rio) - quatro da primeira fase e um das oitavas

Recife (Arena Pernambuco) - quatro jogos da primeira fase e um das oitavas

Curitiba (Arena da Baixada) - quatro jogos da primeira fase

Manaus (Arena Amazônia) - quatro jogos da primeira fase

Natal (Arena das Dunas) - quatro jogos da primeira fase

Cuiabá (Arena Pantanal) - quatro jogos da primeira fase (Com Agência Estado e Gazeta Press)

TAGs:
Ricardo Teixeira
CBF
Copa do Mundo