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Comitiva do COI visita obras de metrô e de corredor expresso de ônibus no Rio

Presidente da entidade manifesta preocupação com "elefantes brancos" que podem ser construídos e desperdiçar dinheiro do projeto olímpico

Por Rafael Lemos, do Rio de Janeiro
30 dez 2010, 12h20

A comitiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) que cumpre uma série de visitas ao Rio de Janeiro conheceu, na manhã desta quinta-feira, três projetos previstos para os Jogos Olímpicos de 2016 que prometem transformar radicalmente o transporte público na região metropolitana da capital. Em um sobrevôo a áreas da zona oeste, o presidente do COI, Jacques Rogge, e a a presidente da Comissão de Coordenação do COI, Nawal El Moutawakel, foram apresentados às obras da Transoeste (um dos três corredores de ônibus expressos BRT – sigla em inglês para Bus Rapid Transit), que ligará a Barra da Tijuca a Santa Cruz. Também na Barra, o grupo visitou o canteiro de obras da linha 4 do Metrô, que ligará o bairro à zona sul.

As visitas na zona oeste foram atrapalhadas pela chuva e ficaram limitadas ao passeio de helicóptero. Acompanhados do prefeito Eduardo Paes e do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, a comitiva conheceu as obras do Túnel da Grota Funda, que começou a ser aberto em setembro e terá duas galerias de 1.100 metros cada. O túnel é parte da Transoeste, linha de BRT que pretende reduzir em 60% o tempo de viagem da Barra até os bairros de Santa Cruz e Campo Grande.

A Transoeste, que é totalmente segregada do tráfego normal, terá linhas expressas e paradoras, com 53 estações de BRT. A estimativa é de que o sistema transporte de 100 mil a 220 mil passageiros por dia. As obras devem ser finalizadas em junho de 2012, com custo total de 800 milhões de reais.

No segundo evento do COI na cidade, no dia de hoje, foi feita uma visita ao canteiro de obras da Linha 4 do Metrô. O secretário de Transportes do estado, Júlio Lopes, fez uma apresentação com telas sobre o andamento das obras, já iniciadas, no Jardim Oceânico. A Linha 4 deve reduzir, de mais de uma hora, para cerca de 35 minutos o tempo de viagem da Barra até o centro do Rio.

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Transcarioca – Também nesta quinta-feira, a prefeitura do Rio lançou o edital da licitação para o segundo trecho da Transcarioca – mais um corredor de BRT, que ligará o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte. O primeiro trecho começa a ser construído em janeiro. No momento, estão em curso as desapropriações de terrenos para a passagem das pistas exclusivas para ônibus articulados. Ao todo, serão feitas 3.500 desapropriações – 300 foram concluídas.

O primeiro trecho vai do Alvorada até a Penha, com dois mergulhões, quatro viadutos, uma passagem inferior e urbanização de áreas adjacentes. A partir dali, o segundo trecho segue até o Galeão. A Transcarioca terá 39 quilômetros de extensão – 28 do primeiro trecho e 11 no segundo. O custo total do projeto é de 1,3 bilhão de reais, financiados pelo governo federal. A previsão é de que os dois lotes estejam concluídos em três anos. A estimativa é de que o tempo de viagem entre a Barra e o aeroporto seja reduzido em 60%.

Elefantes brancos – O prefeito Eduardo Paes afirmou, durante a visita, que a comitiva do COI ficou satisfeita com o andamento das obras na cidade, mas o presidente da entidade, Jaqcues Rogge, manifestou preocupação com a possível construção de “elefantes brancos”. “Ele disse que toda fez o COI é criticado por eventuais elefantes brancos. A gente sempre defende que não haja eleffante branco. Por isso, optamos por ter muitos equipamentos temporários, como no caso do Parque Olímpico”, disse o prefeito. “O Rio não vai construir muitos equipamentos. Basicamente, os estádios que vão ser definitivos são os já existentes, Maracanã, Engenhão, Maracanãzinho e a Arena Rio”, disse o prefeito.

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