- Atualizado em

Ricardinho, levantador do Vôlei Futuro
Ricardinho, levantador do Vôlei Futuro(Alexandre Arruda/CBV/VEJA)

O técnico Bernardinho confirmou nesta sexta-feira a inclusão de Ricardinho na lista de 18 jogadores convocados para defender a seleção brasileira na Liga Mundial de vôlei, a partir de 18 de maio. Fora da equipe desde 2007, o levantador foi incluído no grupo após ser citado na pré-lista de 25 atletas apresentada à Federação Internacional (FIVB), na segunda-feira.

Destaque na Superliga masculina, ao defender o Vôlei Futuro, o atleta de 36 anos ganha mais uma chance para mostrar ao treinador que tem condições de defender o Brasil nos Jogos de Londres, no fim de julho. Somente 12 jogadores serão convocados para a Olimpíada.

Campeão olímpico em Atenas/2004, o levantador estava afastado da seleção brasileira desde 2007, quando foi cortado do grupo pouco antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Na época, Bernardinho alegou que Ricardinho tinha problemas de relacionamento com o grupo.

Após perder contato com treinador e demais jogadores, o levantador ganhou nova chance na seleção em 2010, também em uma pré-lista para a Liga Mundial. Mas disse que não estava pronto para retornar ao grupo, por estar voltando ao Brasil após sete temporadas na Itália, e desistiu da competição.

A negativa quase fechou as portas de Ricardinho na seleção. O levantador declarou que estava aposentado e que não pensava mais em defender as cores da equipe. A situação, contudo, mudou neste ano, quando ele brilhou nas quadras da Superliga com a camisa do Vôlei Futuro.

Ricardinho e os demais 17 jogadores vão se apresentar à seleção no feriado do dia 1º de maio. O primeiro adversário do Brasil será o Canadá, em Toronto, nos dias 18, 19 e 20 de maio. Na sequência, o time de Bernardinho encara a Polônia, em Katowice, onde jogará nos dias 1º, 2 e 3 de junho.

Depois, os brasileiros jogarão em casa, em São Bernardo do Campo (SP), contra a Finlândia, nos dias 8, 9 e 10 de junho. Na última etapa, os quatro países jogarão em Tampere, na Finlândia, nos dias 15, 16 e 17 de junho. A fase final será disputada em Sofia, na Bulgária, entre 4 e 8 de julho.

Confira a lista de convocados:

Levantadores: Bruno (Cimed/SKY) e Ricardinho (Vôlei Futuro);

Opostos: Wallace (Sada Cruzeiro), Leandro Vissotto (Cuneo), Theo (RJX), e Renan (BMG/São Bernardo);

Centrais: Éder (Cimed/SKY), Sidão e Rodrigão (Sesi-SP) e Lucão (RJX);

Ponteiros: Giba (Cimed/SKY), Murilo (Sesi-SP), João Paulo Bravo (Arkas Spor Kulubu), Dante (RJX), Lucarelli (Vivo/Minas) e Maurício Borges (Sada Cruzeiro);

Líberos: Serginho (Sesi-SP) e Mário Junior (Vôlei Futuro).

(Com Agência Estado)

TAGs:
Bernardinho
Vôlei
Olimpíada