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Avaliação: o novo Ford Focus Hatch SE 2.0 Powershift

Um dos modelos de maior sucesso da Ford chega em 13 versões ao Brasil

Marcelo Goto
  • O novo Ford Focus: bem equipado e, apesar dos 178 cv, bem comportado

    Heitor Feitosa

  • O novo Ford Focus: bem equipado e, apesar dos 178 cv, bem comportado

    Heitor Feitosa

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    Heitor Feitosa

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    Heitor Feitosa

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    Heitor Feitosa

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    Heitor Feitosa

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    Heitor Feitosa

  • O novo Ford Focus: bem equipado e, apesar dos 178 cv, bem comportado

    Heitor Feitosa

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Enquanto isso, lá fora...

Nos EUA, esse modelo custa a partir de:


  1. • Focus hatch 2.0 aut: US$ 19.520, ou R$ 46.500

Lançado há pouco mais de dois meses no Brasil, nas versões hatchback e sedã, a terceira geração do Ford Focus, revelada em 2010, no Salão de Detroit (Estados Unidos), está bem perto de ganhar seu primeiro tapa no visual lá fora, a chamada reestilização de meia-vida. Fabricado em General Pacheco, província de Buenos Aires, o Focus desembarca no Brasil em treze versões de acabamento, sendo oito na carroceria hatch e outras cinco no sedã. Os preços variam de 61.000 a 88.000 reais no hatch e entre 70.000 e 90.000 reais no três volumes. As impressões ao dirigir foram feitas a bordo de um Hatch SE 2.0 Powershift, que custa 72.990 reais - a mais barata equipada com motor 2.0 Duratec Direct Flex e câmbio Powershift, de dupla embreagem.

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O Focus tem um currículo de fazer inveja à concorrência: é um dos automóveis mais vendidos no mundo – a Ford diz que ele é o mais vendido – e um dos mais seguros do país. No ano passado, teve mais de 1 milhão de unidades emplacadas no planeta, marca também ultrapassada em 2012. No Brasil, em testes do Latin NCAP, organização que avalia a segurança de veículos novos vendidos na América Latina, o Focus obteve nota máxima para proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para crianças - entre cinco possíveis.

A versão SE 2.0 Powershift é bem completa e traz entre outros equipamentos de série ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, freios com ABS e EBD, quatro airbags, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em aclive, monitoramento da pressão dos pneus, sistema de entretenimento Sync, com comando de voz, conectividade Bluetooth, entradas USB e auxiliar e controles do sistema de som no volante. Há ainda tela colorida de LCD multifuncional de 4,2 polegadas no painel, rodas de liga leve aro 17 e bancos revestidos com couro, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático. Entre seus principais concorrentes estão o Volkswagen Golf, o Hyundai i30, o Chevrolet Cruze, o Peugeot 308 e o Fiat Bravo.

Avaliação Focus SE 2.0 Powershift

1 de 8

Desempenho

O Focus SE 2.0 Powershift tem um velho conhecido dos brasileiros sob o capô: o motor Duratec 2.0, de quatro cilindros e 16V. Mas ele ganhou injeção direta de combustível capaz de aceitar o etanol brasileiro. O bloco é de alumínio e o conjunto utiliza duplo comando de válvulas variável. Em comparação à segunda geração, a potência passou de 143/148 cv (gasolina/etanol), para 175/178 cv. Apesar do visual ousado, que flerta com a esportividade, com maior potência, o novo Focus tem comportamento mais pacato. A aceleração é de forma gradual e suave e o câmbio automatizado Powershift, de seis marchas e dupla embreagem, também não favorece uma tocada mais agressiva. Para as trocas de marcha manualmente, é preciso colocar a alavanca na posição S e apertar dois botões ("+" e "-") que ficam perto do pomo. A solução confunde quem não está acostumado e bem que poderia ter borboletas atrás do volante. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,2 segundos, de acordo com a Ford, e a velocidade máxima é de 206 km/h

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