Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vendas dos livros de colorir começam a cair

Se no bimestre de abril e maio, o auge da moda, eles representavam 17,61% do mercado, em volume, neste mês sua representatividade recuou para 7,15%

Por Da Redação
11 ago 2015, 17h05

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e o instituto de pesquisa Nielsen anunciaram nesta terça-feira os resultados do 5º Painel das Vendas de Livros do Brasil. O levantamento considerou o período de 15 de junho a 12 de julho deste ano e o comparou ao mesmo período de 2014 e mostrou que os livros de colorir, apesar de ainda ajudar o mercado a respirar, começaram a perder fôlego em vendas. Se no bimestre abril e maio, o auge da moda, eles representavam 17,61% em volume e 14,48% do mercado em valores, neste mês sua representatividade caiu para 7,15% e 5,08%, respectivamente.

Leia também:

Livros de colorir devem movimentar R$ 50 milhões em 2015

Venda de livros para colorir impulsiona mercado editorial

Continua após a publicidade

Nicho de livros para colorir ganha agora volume católico

Os livros de colorir levaram a categoria não-ficção trade a registrar o melhor desempenho de faturamento neste semestre, em comparação ao anterior. Foi uma variação de 17,9%. Vale lembrar que foi a partir do início deste ano que obras como Jardim Secreto e sua continuação Floresta Encantada começaram a movimentar o mercado. Todos os outros gêneros registraram, no levantamento acumulado (30 de dezembro de 2013 a 13 de julho de 2014 e 29 de dezembro de 2014 a 12 de julho de 2015), queda de participação no faturamento: infantil, juvenil e educacional (-2,4%), não-ficção especialista (-8,2%) e ficção (-6,7%).

Analisando o período 7, em questão, houve um crescimento de 8,9% no volume de exemplares comercializados – 2.734.523 ante os 2.510.095 do mesmo período de 2014. Em valores, esse crescimento foi de 14,1%, totalizando 91.7 milhões de reais. O preço médio, que era 32,02 reais, subiu para 33,54 reais. E o desconto médio caiu 6,71%, de 22,33% para 15,62%. Comparando o primeiro semestre dos dois anos, o crescimento do faturamento foi de 7,29%, alcançando, agora, 827,3 milhões de reais. Em volume, o aumento foi de 8,43%, com 21.911.219 cópias vendidas.

Continua após a publicidade

A Nielsen, por meio de sua ferramenta BookScan, mede o desempenho do mercado editorial com base em informações colhidas na boca do caixa das principais livrarias e supermercados e de seus serviços de e-commerce.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.