Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Sean Penn ofende com novo filme em Cannes

Ator e diretor explora a miséria africana como pano de fundo para um romance risível estrelado por sua ex, Charlize Theron

Por Mariane Morisawa, de Cannes
20 Maio 2016, 11h55

Sean Penn recebeu, merecidamente, sua dose de vaias durante o 69º Festival de Cannes com seu novo filme como diretor The Last Face. O longa é um romance com pano de fundo real e trágico, as guerras na África. Porém, peca pela superficialidade.

É difícil saber o que Sean Penn buscava. O filme é um desastre completo e um tanto mal-intencionado. Com raras exceções, como Beasts of No Nation, de Cary Fukunaga, os africanos costumam ser coadjuvantes nos longas sobre sua realidade. Aqui não é diferente. Eles aparecem quase como objetos de cena para o romance em cenário de guerra entre Wren (Charlize Theron) e Miguel (Javier Bardem), que trabalham em uma organização humanitária à moda dos Médicos sem Fronteiras que atua na África. De vez em quando, as bombas caem, as balas correm, os feridos chegam. Ou eles precisam fugir às pressas quando as coisas ficam perigosas demais, deixando os africanos para trás. No meio disso tudo, acontece o amor.

Não há nada de errado em um romance em tempos de guerra – Casablanca, para ficar em apenas um exemplo, é isso. O problema é que Penn finge estar interessado na guerra e em seus efeitos, mas ela só serve como cenário para algumas sequências de exploração da miséria humana. Até porque o romance é uma bobagem, pontuado por cenas ridículas e diálogos risíveis. Para um ator e diretor que se considera humanitário e que fez filmes decentes antes, como Na Natureza Selvagem, é não apenas decepcionante como também ultrajante.

Leia também:

Jovem talento do cinema, Xavier Dolan decepciona em Cannes

Continua após a publicidade

Filme brasileiro enfrenta disputa acirrada no Festival de Cannes 2016

Filme com Kristen Stewart é vaiado em Cannes

Na coletiva de imprensa, Sean Penn defendeu seu filme. “Ele está pronto, então não existe por que discuti-lo”, disse, com seu jeito de poucos amigos de sempre. Elogiou o elenco e disse que quis rodar o roteiro quando Charlize Theron se interessou pelo projeto – na época das filmagens os dois eram um casal, mas romperam durante o Festival de Cannes do ano passado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.