Rodrigo Santoro atua em filme sobre Ernest Hemingway

Produzido pela HBO, 'Hemingway & Gellhorn' foi exibido nesta sexta-feira no Festival de Cannes

Por: Carlos Helí de Almeida, de Cannes - Atualizado em

'Hemingway & Gellhorn': Nicole Kidman e Clive Owen em cena
'Hemingway & Gellhorn': Nicole Kidman e Clive Owen em cena(Reprodução/VEJA)

País homenageado na 65ª edição do Festival de Cannes, mas com discreta participação de filmes em suas mostras, o Brasil surge também na ficha técnica de Hemingway & Gellhorn, de Philip Kaufman, atração desta sexta-feira (25) do pacote de títulos hors-concours. Estrelado por Nicole Kidman e Clive Owen, o drama de época sobre o romance entre o escritor americano Ernest Hemingway (Owen) e a correspondente de guerra Martha Gellhorn (Nicole) conta com a contribuição do ator fluminense Rodrigo Santoro.

Rodrigo Santoro em 'Hemingway & Gellhorn
Rodrigo Santoro em 'Hemingway & Gellhorn(Reprodução/VEJA)

Produzido pelo canal a cabo americano HBO, Hemingway & Gellhorn recria os anos em que Hemingway e Martha, terceira mulher do escritor, viveram juntos, até a jornalista e escritora pedir o divórcio, nos anos 40. Os dois se conheceram em 1936, em um bar da Flórida, quando Hemingway ainda estava casado com Pauline, sua segunda esposa, e o flerte se prolongou nos meses seguintes, quando os dois amantes se encontraram na Espanha, enquanto cobriam a Guerra Civil Espanhola.

Da Espanha para a Itália fascista de Mussolini e até Cuba, onde o autor de Adeus às Armas chegou a fixar residência, o filme acompanha o tumultuado relacionamento entre Hemingway e Martha, casal que privou da intimidade de artistas de Hollywood, aristocratas e até da Primeira Família dos Estados Unidos, Franklin Delano e Eleonor Roosevelt. A história de amor inspirou Hemingway a escrever o romance Por Quem os Sinos Dobram (1940).

Na trama da HBO, Santoro interpreta o espanhol Zarra, professor republicano e amigo da família de John dos Passos, companheiro de garrafa de Hemingway. O brasileiro tem algumas cenas com Nicole Kidman, com quem coestrelara um famoso anúncio do perfume Chanel Nº 5. A atriz australiana está em outro filme em Cannes, o policial The Paperboy, exibido na competição nesta quinta-feira (24); outros compromissos profissionais impediram que o brasileiro participasse da promoção de Hemingway & Gellhorn, que estreia dia 28 nos Estados Unidos, no festival francês.

LEIA TAMBÉM:

Limusine é o refúgio de Robert Pattinson em 'Cosmopolis'

Zac Efron surge erotizado em 'The Paperboy'

On The Road' tem recepção tímida em Cannes

Brad Pitt leva gângster moderno a Cannes

Xica da Silva' abre tributo ao cinema brasileiro

Isabelle Huppert, a dama do 65ª Festival de Cannes

Conheça os filmes da competição

Presidiário brilha em Cannes. Sem aparecer

Hugh Laurie e Stephen Fry voltam a trabalhar juntos

Animais de 'Madagascar 3' invadem Cannes

Humor negro de 'Moonrise Kingdom' abre festival

TAGs:
Cannes
Literatura
Celebridade
Cultura
Cultura Pop