Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Rio agora tem um ‘hino do turismo’

Prefeitura aproveita o Fashion Rio para lançar música criada por DJ para divulgar a cidade e atrair visitantes

Por Leo Pinheiro
2 jun 2011, 15h27

Primeiro veio o John Carioca, mascote apresentado no Carnaval para representar o Rio de Janeiro em todos os eventos ligados ao turismo até a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Agora, a Riotur aproveita o Fashion Rio, que vai até 4 de junho, no Píer Mauá, para lançar um “novo hino” para o Rio com a intenção de divulgar o turismo carioca para o mundo inteiro. A musica Oba Rio composta pelo DJ Mam e Rodrigo Sha, foi executada pela primeira vez na noite desta quarta-feira. Na trilha, além de das belezas naturais, o Rio é protagonista de uma história com turistas bem recebidos na cidade.

Mam conta que a idéia da música surgiu depois de ler uma critica sobre a trilha do filme Rio. O músico ficou interessado em escrever sobre a cidade, sua história, paisagens, crenças e personagens cariocas, de nascença ou não. “É uma nova história entre personagens já conhecidos e os turistas do Rio. Ela também é uma homenagem a quem já homenageou o Rio, como Tom Jobim, Gil, Villa Lobos, Carlos Gomes e José de Alencar. Procurei também resgatar nossa raiz indígena, seja ela Guarani ou Tupinambá, que deram a nossa característica antropofágica”, disse o DJ, que além de compor também canta Oba Rio.

Segundo o secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, a nova canção não tem a pretensão de substituir a aclamada Cidade Maravilhosa, composta por André Filho em 1934 e transformada em hino oficial da cidade em 1960. Ele afirma que a intenção é aproveitar o fato de a cidade estar “acontecendo mundialmente” e atrair novos visitantes através de uma linguagem universal, a música.

“A Riotur encomendou uma música que fizesse um passeio pelo Rio de Janeiro, que apresentasse a cidade, mostrasse o que ela tem de melhor. Um lugar maravilhoso, lindo e acolhedor. É uma forma que a Riotur tem de convidar os turistas”, justificou o secretário, afirmando que em num futuro próximo pretende utilizar vídeos e outros instrumentos para divulgar a música e a cidade.

Continua após a publicidade

Segundo o secretário, o Fashion Rio é a coroação de um mês um mês de maio especial para a cidade, que registrou 75% de taxa de ocupação hoteleira, marca inédita para esta época do ano.

Ouça a música ‘Oba Rio’:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.