Rio agora tem um ‘hino do turismo’
Prefeitura aproveita o Fashion Rio para lançar música criada por DJ para divulgar a cidade e atrair visitantes
Primeiro veio o John Carioca, mascote apresentado no Carnaval para representar o Rio de Janeiro em todos os eventos ligados ao turismo até a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Agora, a Riotur aproveita o Fashion Rio, que vai até 4 de junho, no Píer Mauá, para lançar um “novo hino” para o Rio com a intenção de divulgar o turismo carioca para o mundo inteiro. A musica Oba Rio composta pelo DJ Mam e Rodrigo Sha, foi executada pela primeira vez na noite desta quarta-feira. Na trilha, além de das belezas naturais, o Rio é protagonista de uma história com turistas bem recebidos na cidade.
Mam conta que a idéia da música surgiu depois de ler uma critica sobre a trilha do filme Rio. O músico ficou interessado em escrever sobre a cidade, sua história, paisagens, crenças e personagens cariocas, de nascença ou não. “É uma nova história entre personagens já conhecidos e os turistas do Rio. Ela também é uma homenagem a quem já homenageou o Rio, como Tom Jobim, Gil, Villa Lobos, Carlos Gomes e José de Alencar. Procurei também resgatar nossa raiz indígena, seja ela Guarani ou Tupinambá, que deram a nossa característica antropofágica”, disse o DJ, que além de compor também canta Oba Rio.
Segundo o secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, a nova canção não tem a pretensão de substituir a aclamada Cidade Maravilhosa, composta por André Filho em 1934 e transformada em hino oficial da cidade em 1960. Ele afirma que a intenção é aproveitar o fato de a cidade estar “acontecendo mundialmente” e atrair novos visitantes através de uma linguagem universal, a música.
“A Riotur encomendou uma música que fizesse um passeio pelo Rio de Janeiro, que apresentasse a cidade, mostrasse o que ela tem de melhor. Um lugar maravilhoso, lindo e acolhedor. É uma forma que a Riotur tem de convidar os turistas”, justificou o secretário, afirmando que em num futuro próximo pretende utilizar vídeos e outros instrumentos para divulgar a música e a cidade.
Segundo o secretário, o Fashion Rio é a coroação de um mês um mês de maio especial para a cidade, que registrou 75% de taxa de ocupação hoteleira, marca inédita para esta época do ano.
Ouça a música ‘Oba Rio’: