Filmes brasileiros perderam 30% do público em 2014
No total, longas produzidos por aqui levaram pouco mais do que 19 milhões de pessoas aos cinemas e renderam 221,2 milhões de reais no ano passado
A Ancine (Agência Nacional do Cinema) comemorou nesta quarta-feira o crescimento do público e da bilheteria dos cinemas brasileiros em 2014 ao divulgar o relatório preliminar de acompanhamento do mercado. As salas exibidoras receberam 155,6 milhões de espectadores no ano passado, 4,1% a mais do que em 2013, enquanto a renda cresceu 11,6% no comparativo, chegando a 1,96 bilhão de reais no ano.
No caso de filmes brasileiros, porém, o resultado é preocupante: as fitas nacionais tiveram público 31,5% menor e arrecadaram 25,5% a menos do que em 2013. No total, filmes produzidos por aqui levaram pouco mais do que 19 milhões de pessoas aos cinemas e renderam 221,2 milhões de reais em 2014. No ano anterior, os números eram de 27,7 milhões de pessoas e arrecadação de 297 milhões de reais.
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Seis filmes nacionais venderam mais de um milhão de ingressos: Até que a Sorte Nos Separe 2 e O Candidato Honesto, de Roberto Santucci; Os Homens São de Marte… E É para Lá que Eu Vou, de Marcus Baldini; S.O.S. Mulheres ao Mar, de Cris d’Amato; Muita Calma Nessa Hora 2, de Felipe Joffily; e Vestido para Casar, de Gerson Sanginitto.
O parque exibidor brasileiro ganhou 205 salas e 38 novos complexos cinematográficos. No total, o Brasil fechou 2014 com 2.830 salas de cinema.