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Contratar modelos é responsabilidade das marcas, diz SPFW sobre cotas

ONG Educafro entrou com ação extrajudicial nesta quarta para que 10% dos modelos da São Paulo Fashion Week sejam negros ou índios

Por Patrick Cruz 15 out 2015, 19h38

A contratação dos modelos que desfilam na São Paulo Fashion Week é responsabilidade das marcas que participam do evento, informou nesta quinta-feira a organização do evento. O informe foi divulgado um dia depois de a organização não-governamental Educafro ter notificado a prefeitura de São Paulo extrajudicialmente para que 10% dos modelos do evento sejam negros ou índios. A próxima edição da semana de moda começa neste domingo.

Segundo a nota enviada ao site de VEJA pela assessoria de imprensa do evento, a SPFW tem “cumprido integralmente” o termo de ajustamento de conduta assinado em 2009 com o Ministério Público estadual. O compromisso, afirma a nota, é, entre outros, o de “sugerir às marcas participantes dos desfiles (às quais compete a escolha do casting) a contratação de pelo menos 10% de modelos negros ou afrodescendentes ou indígenas”.

Sem citar a Educafro, a nota informa que, “em decorrência de informações infundadas transmitidas à imprensa de descumprimento do referido TAC, está avaliando as medidas judiciais cabíveis para resguardar seus direitos.”

Também em nota, a prefeitura de São Paulo disse que entrou em contato com a organização da São Paulo Fashion Week depois de ter recebido a notificação da Educafro. “A administração municipal questionou os organizadores”, diz a nota, “que afirmaram que o compromisso está sendo cumprido.”

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O Ministério Público estadual informou que não poderia se pronunciar sobre o tema porque, até a tarde desta quinta-feira, ainda não havia sido formalmente notificado sobre a demanda da Educafro.

Leia mais:

Em ação, ONG exige cota para negros na São Paulo Fashion Week

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