- Atualizado em

  • Voltar ao início

  • Todas as imagens da galeria:


No último sábado, todos os holofotes se voltaram para Priscilla Chan, a americana descendente de chineses que se casou com Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Embora o casal (ele, de 28 anos, e ela, de 27) tenha se conhecido há nove anos, em Harvard, pouco se sabe sobre a moça, que agora desperta olhares curiosos do mundo inteiro. Assim como aconteceu com Kate Middleton quando estava prestes a se casar com o príncipe William, todos querem saber: afinal, quem é a mulher que conquistou um dos homens mais cobiçados do mundo? Para tentar responder a essa questão, uma repórter da rede CNN foi buscar informações em antigas entrevistas e, em especial, num lugar bastante apropriado... o Facebook, claro.

LEIA MAIS:

LEIA MAIS: Mark Zuckerberg se casa com namorada de longa data

Facebook faz o maior IPO de tecnologia da história

Diz a sabedoria popular que, por trás de todo grande homem, há uma grande mulher. No caso de Priscilla e Zuckerberg não é diferente. No mês passado, o fundador do Facebook deixou explícita a influência da mulher ao dizer, em declarações à imprensa, que teve a ideia de começar a incentivar a doação de órgãos por meio da rede social a partir de uma conversa que teve com Priscilla. "Ela quer ser pediatra, e quase sempre conversamos sobre o meu trabalho e o dela no jantar", disse Zuckerberg, contando que ela então lhe disse que muitas crianças não recebem os órgãos que precisam.

Na segunda-feira da semana passada, Priscilla se formou em medicina pela Universidade da Califórnia, em São Francisco, no mesmo dia em que Zuckerberg completou 28 anos. Essa é sua segunda faculdade. Em Harvard, onde conheceu Zuckerberg, ela se formou em biologia. Segundo o jornal Harvard Crimson, que circula internamente na faculdade, quando Zuckerberg largou os estudos para fundar o Facebook, em 2005, disse a "uma colega que estava passando pela rua": "Ei, Priscilla, você quer um emprego no Facebook?", ao que ela respondeu: "Eu adoraria um emprego no Facebook."

Mas Priscilla nunca trabalhou na rede social. Ao contrário do marido, ela continuou estudando e se formou em biologia em 2007. Em seu Facebook, há uma foto que a mostra vestida de beca e capelo, ao lado de Zuckerberg, sempre em seus confortáveis casacos de moletom -- é de se espantar que ela tenha conseguido fazê-lo vestir um terno para o casamento. Ao sair da faculdade, Priscilla se tornou professora de ciências da quarta e quinta série na escola Harker, em San Jose. Lá, descobriu que sua verdadeira vocação era trabalhar com crianças - foi então, em 2008, que voltou para a faculdade, dessa vez de medicina, para se tornar pediatra.

Curiosidades - Priscilla nasceu em Braintree, Massachusetts, cidade de 35.000 habitantes (Zuckerberg é de Dobbs Ferry, Nova York, que tem 10.000). Ainda segundo seu perfil, ela tem ótimo senso de humor: diz gostar do canal Food Network e de tomates secos. "Sou uma mulher simples", ironiza. Mas a mulher de Zuckerberg também sabe se vender como workaholic: diz que checa seu telefone celular a cada cinco segundos e que fala inglês, espanhol e cantonês -- um dos principais dialetos falados na China. Aliás, também no Facebook, Zuckerberg diz que tentou aprender mandarim para se comunicar com os parentes dela. Funcionou: hoje, ele já consegue trocar algumas palavras com a avó mais velha de Priscilla.

Em março do ano passado, o casal adotou o cãozinho Beast, que, claro, também tem uma página no Facebook só para ele. "Sou um Puli, que é um tipo de cão pastor da Hungria", diz o perfil. "Eu moro em Palo Alto, na Califórnia, com Mark e Cilla."

Casamento - Zuckerberg e Priscilla se casaram neste sábado. O casamento, que aconteceu um dia depois das ações da rede social serem lançadas em bolsa, foi anunciado em sua página do Facebook com uma fotografia do casal e com a mudança do status para casado. Segundo a ABC, eles se casaram em uma pequena cerimônia no jardim da casa de Zuckerberg em Palo Alto.

TAGs:
Facebook