Com 5 quilos, livro de luxo oficial reconta história do Rock in Rio
Publicação traz fotos exclusivas e depoimentos. O preço em livrarias sai por 250 reais
Mais de 300 páginas, quase 5 quilos, fotos inéditas e muitos relatos. O livro de luxo em homenagem aos 30 anos do Rock in Rio, publicado pela editora 5W, é o primeiro oficial do evento e foi lançado na noite de quarta-feira no shopping Barra Design, no Rio. “A ideia é que a história seja contada pelos próprios protagonistas, por isso buscamos muitos depoimentos de artistas e pessoas envolvidas com o festival”, diz Roberto Medina, que autografou exemplares durante o lançamento.
Com dimensões de 30,5cm x 37cm, a publicação custa 250 reais em lojas físicas e no site da Livraria da Travessa. Alguns exemplares também são vendidos na Cidade do Rock por um preço ainda mais salgado, 290 reais.
A capa, uma foto com um pé na lama, representa um momento simbólico na história do festival: em 1985, na primeira edição, uma forte chuva levou pés e roupas dos presentes a acumularem a sujeira da terra molhada. “A imagem foi escolhida porque é uma representação do Rock in Rio. Tem gente que me fala: ‘Lindo o festival, o projeto, mas legal mesmo era aquela lama!'”, diz o empresário, aos risos, acrescentando que as porções da lama do primeiro Rock in Rio, vendidas nesta edição por 185 reais, são “muito mais uma brincadeira do que qualquer outra coisa”.
Leia também:
Rock in Rio adota medidas para amenizar o calor
Johnny Depp, o verdadeiro rockstar do Rock in Rio
O que precisa melhorar na segunda etapa do Rock in Rio 2015
Após Ivan Lins, relembre vaias que marcaram o Rock in Rio
O livro comemorativo é dividido por temas. Por exemplo, a seção Rock in Rio É Grandioso apresenta fotos das estruturas do evento, como os palcos, e traz esboços em papel vegetal. Em Rock in Rio É Diversão, há imagens dos brinquedos que fizeram parte do parque da Cidade do Rock. Também há falas de jornalistas contando suas experiências de cobertura, na seção Rock in Rio É Notícia. Entre os depoimentos do livro, há um de Slash, ex-guitarrista do Guns N’Roses, que abre a seção Rock in Rio É Rock. “Foi uma experiência fantástica. Era como não saber o que esperar. Estávamos indo a um lugar desconhecido, muito distante para fazer um show. E ser recebido daquele jeito foi muito emocionante. É por isso que temos esse relacionamento com os fãs brasileiros, essa conexão”, diz o texto do roqueiro.
Outras seções contam com Rock in Rio É Emoção, Rock in Rio É Eletrizante, Rock in Rio É Metal. A última parte é denominada Rock in Rio É o Maior Festival do Mundo e em seguida apresenta um depoimento do atual prefeito do Rio, Eduardo Paes. A edição é bilíngue (português e inglês) e limitada (apenas 1.000 exemplares estarão disponíveis).