- Atualizado em

  • Voltar ao início

  • Todas as imagens da galeria:


A atriz americana Angelina Jolie revelou nesta terça-feira que passou por uma mastectomia dupla -- procedimento que remove os dois seios -- para reduzir o risco de um câncer de mama. Em um artigo no jornal The New York Times, Angelina diz que tomou a decisão após seus médicos estimarem em 87% as suas chances de desenvolver um câncer de mama e em 50% de um câncer de ovário por causa de uma falha no gene BRCA1.

Leia também:

Em Ruanda, Angelina luta contra estupros de guerra

Angelina troca aliança por anel da bisavó de Brad Pitt

"Assim que eu soube qual era a minha condição, eu decidi ser proativa e minimizar o risco tanto quanto eu pudesse", escreveu ela. A atriz de 37 anos detalhou que todo o processo durou três meses, entre fevereiro e abril. Ao final do procedimento, Angelina reconstruiu os seios com implantes. "Aconteceram muitos avanços nesta área nos últimos anos, e os resultados podem ser belos", acrescentou.

No artigo intitulado "Minha escolha médica", a atriz lembra a morte de sua mãe, Marcheline Bertrand, em 2007, após uma batalha de dez anos contra um câncer e explica que resolveu tornar o seu caso público para incentivar outras mulheres na mesma condição a buscarem a cura: "Espero que vocês saibam que existem opções". Segundo Angelina, após a cirurgia preventiva, seu risco de desenvolver um câncer de mama caiu para 5%. "Me sinto fortalecida por ter tomado uma decisão convicta que de forma alguma diminui a minha feminilidade."

Leia mais: Tire suas dúvidas sobre o câncer de mama

Brad Pitt - Angelina também agradeceu ao marido, o ator Brad Pitt, pelo apoio durante todas as etapas do processo. "Tenho a sorte de ter um parceiro tão amoroso e solidário." Mãe de seis crianças, ela acrescentou que seus filhos não se sentiram incomodados com as mudanças decorrentes da cirurgia. "Eles podem ver pequenas cicatrizes, mas é apenas isso. Todo o resto é apenas a 'mamãe', da mesma forma como sempre foi."

Celebridades que venceram o câncer

TAGs:
Angelina Jolie
Hollywood
Câncer