Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Teste: você tem perfil empreendedor?

Descubra se você é um empreendedor nato ou se ainda precisa organizar melhor seus planos antes de realizar o sonho de ter um negócio próprio

Por Bianca Bibiano
1 mar 2015, 07h33

Aproximadamente 75% da população brasileira prefere ter um negócio próprio a ser funcionário de uma empresa. Os dados são de uma pesquisa realizada pela consultoria Endevor com o Ibope em 2013. Outro levantamento, do Data Popular, mostra ainda que 22 milhões de jovens entre 16 e 24 anos têm vontade de abrir um negócio. E o sonho não pode esperar muito: entre os universitários que pretendem empreender, metade tem planos de tirar a ideia do papel em até três anos.

Para essa multidão de brasileiros que sonha com o próprio negócio, alguns fatores podem frustrar a oportunidade de se tornar o patrão. No Brasil, uma em cada quatro empresas fecham as portas antes de completar dois anos, aponta levantamento do Sebrae. O número é mais animador do que há uma década, quando metade encerrava as atividades precocemente, mas ainda representa uma dificuldade para quem está disposto a colocar este sonho em prática.

A falta de planejamento é um dos principais obstáculos nesse caminho. Segundo Luiz Barreto, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para o negócio dar certo, duas regras são básicas: nunca misturar as finanças da empresa com as pessoais, pois isso destrói o planejamento financeiro, e ficar de olho na concorrência. “A análise da concorrência ajuda a mostrar diferentes estratégias de negócio”.

Outro alerta do presidente do Sebrae para os empreendedores é a importância de fazer uma análise a respeito da viabilidade dos planos de negócio. “Quem vai começar uma empresa deve coletar informações que darão subsídio à elaboração do plano, como uma pesquisa de mercado, que pode ajudar a identificar o melhor local para abrir a empresa e apontar os concorrentes, os fornecedores e os potenciais consumidores”, afirma.

Continua após a publicidade

Leia também:

Saiba o que é preciso ter para ser um bom empreendedor

Descubra em que fase do empreendedorismo você está

Continua após a publicidade

“O empreendedor precisa estar atento às mudanças no mercado e às expectativas de seus clientes. A situação econômica e as perspectivas nada otimistas para os próximos dois anos tornam esses aspectos ainda mais importantes. Quem não se preparar terá dificuldade de prosperar”, explica Alexandre Nabil Ghobril, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade Mackenzie.

Ter o perfil adequado para o empreendedorismo é outro ponto importante para quem quer ser dono de um negócio. Segundo os especialistas, entre as características que podem ajudar o empreendedor a alcançar o sucesso estão: independência, criatividade, disciplina, confiança, capacidade de assumir riscos e talento para identificar boas oportunidades de negócios.

“O empreendedor nato é inovador e tem capacidade de articulação para mobilizar pessoas em torno de suas ideias”, destaca Alexandre Nabil Ghobril, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade Mackenzie.

Continua após a publicidade

Teste – Elaborado pelo Sebrae para avaliar o perfil empreendedor de quem deseja abrir uma empresa, o teste a seguir permite descobrir se as características pessoais e as atitudes no trabalho indicam uma pré-disposição ao empreendedorismo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

O Brasil está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.