Tarja Enem e Vestibulares

Prova

Saiba que horas começa o Enem em cada estado

Em razão do fuso horário brasileiro e do horário de verão, há estados em que o exame terá início às 11 horas. Fique atento: atrasos são imperdoáveis

Atrasos não são tolerados no Enem nem mesmo com atestado médico

Atrasos não são tolerados no Enem nem mesmo com atestado médico (Carlos Cecconello/Folhapress)

Os estudantes que realizarão o Enem neste fim de semana deve estar atentos ao horário de fechamento dos portões em seus respectivos estados. Chegar mesmo que apenas um minuto atrasado é imperdoável e resulta na eliminação do candidato naquele dia de avaliação. As provas acontecem no sábado e domingo às 13h, no horário oficial de Brasília. Vale lembrar que, em razão do fuso horário brasileiro e do início do horário de verão, em alguns estados o exame começará até duas horas antes.

Orientações para a prova:
Seis formas de utilizar sua nota do Enem
O que fazer caso ocorram problemas de organização

O que pode e o que não pode no exame em 9 regras
Acalmar-se, organizar-se, alimentar-se: 3 regras do Enem

Os portões são abertos uma hora antes do início da prova e fechados pontualmente no horário previsto. Atrasos não são tolerados sob nenhuma justificativa – nem mesmo com atestado médico. A recomendação é sair de casa cedo para o caso de trânsito ou eventuais incidentes pelo caminho, como bloqueio de uma via.

Confira o horário de realização da prova em cada estado:

13 horas: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Tocantins, além do Distrito Federal.

12 horas: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

11 horas: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Horário de verão - É importante ressaltar que a lista de estados que aderiram ao horário de verão sofreu alterações este ano. Atendendo a pedidos dos governadores, o governo federal excluiu a Bahia do horário de verão e incluiu o Tocantins. Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão em um fuso horário diferente do Distrito Federal. Por isso, mesmo estando no horário de verão, eles continuam uma hora atrás do horário de Brasília. 

Confira a seguir nove regras essenciais para os dias de prova, o que pode e o que não pode no Enem: 

Oito regras do Enem: o que pode e o que não pode no exame

1 de 8

Documento original e com foto: OBRIGATÓRIO

Nos dias de prova, os candidatos não podem se esquecer de levar um documento original com foto: ele será apresentado ao fiscal do exame para identificação. Cópias não são aceitas, mesmo as autenticadas em cartório. O estudante pode apresentar a cédula de identidade (RG), carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte ou carteira de habilitação, desde que esta não esteja vencida. Fique atento: não valem certidão de nascimento ou casamento, crachá de empresa, carteira de estudante, CPF ou título de eleitor. Em caso de perda ou roubo do documento de identificação, o participante deve apresentar um boletim de ocorrência registrado, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Saiba mais sobre o Enem:
Confira como as universidades utilizam a nota do Enem
Como é calculada a nota do Enem
Nove temas da atualidade que podem cair na prova
Raio-x: os conteúdos mais cobrados nos exames anteriores

Microcurso de redação do Enem:
- domínio do idioma
- adequação ao tema proposto
- como argumentar
- como apresentar soluções
- redações nota 1000 comentadas

Conteúdos para estudar em vídeo:
Orientações gerais para uma boa prova
História
Geografia
Humanidades
Inglês
Português
Matemática
Física 
Química
Biologia 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados